Bassano Vaccarini – Altinópolis SP

Vila Don Patto – Rota do Vinho
25 de fevereiro de 2016
Escambo
23 de março de 2016

Bassano Vaccarini – Altinópolis SP

Bassano 1Esse italiano, milanês nasceu em 1914. Quando em 1946 veio para São Paulo já era um artista modernista premiado e com fama por toda a Itália. Em São Paulo passou 10 anos trabalhando no TBC – Teatro Brasileiro de Comédia e na Companhia Cinematográfica Vera Cruz. E como professor na FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.  Foi o autor dos murais em pedra da agência central do Banco do Brasil

         Transfere-se para Ribeirão Preto incumbido de restaurar construções da época áurea do café. Em 1980 fixa residência em Altinópolis até sua morte em 2002. Transforma a pequena cidade em um atelier a céu aberto.

         Possivelmente por ter atuado como cenógrafo mestre Vaccarini tinha uma predileção por obras avantajadas. Quem precipitadamente imaginar que por um artista europeu se radicar numa cidade minúscula, sua arte é menor, vai se dar mal se em função desse preconceito deixar de visitar Altinópolis e as obras de Bassano Vaccarini. Estando pela região, não dispense.

   Bassano 3      Visitar Altinópolis e esbarrar em obras de Bassano Vaccarini. Sua maior intervenção é a Praça das esculturas. O local é alto sendo possível contemplar a topografia de uma região montanhosa muito grande que circundas a cidade. Na soma é muito agradável passar um bom tempo percorrendo a praça. Se o passeio for feito durante a primavera os inúmeros ipês brancos, que circundam a praça, floridos nessa época, dão um toque de muita beleza.

 

     Bassano 7    A praça, ou o Jardim das Esculturas abriga 7 conjuntos monumentais num total de 42 esculturas. Quem escreve sobre Vaccarini diz que ele prioriza a mulher. Eu olho para seu trabalho e maternidade, a transcendência através da mulher. É parecido mas não é a mesma coisa.

         Suas figuras são sempre alongadas, mas nunca são bizarras ou grotescas.

         Minha ressalva com relação Praça das Esculturas fica por conta da conservação. As obras são feitas em cimento e mostram uma última pintura num tom de amarelo. As está tudo desbotado com as cores se misturando. É uma questão de visão, qualquer fabricante de tintas adoraria fazer um Merchandising e cuidar desse monumento a céu aberto.

 

Bassano 4         Outra coisa. É impossível que o mestre Vaccarini, em vida não tenha dissertado sobre suas obras. Aposto como existem esses registros. Uma placa (de bom gosto, estamos falando de arte) com depoimentos do autor enriqueceria o local. Não existe nem mesmo identificação em todas as obras. Sei muito bem que a população não colabora, mas o local poderia estar bem mais limpo.

         No ginásio de esportes, na prefeitura, em vários logradouros existem outros trabalhos de Bassano Vaccarini expostos. A cidade é pequena, você as encontrará. Quem estiver indo a Ribeirão Preto, a Franca, Altinópolis pode ser incluído facilmente.

Bassano 6      Bassano 5

Bassano 8          Bassano 9Bassano 10

Em Ribeirão Preto está esse diferenciado mosaico instalado  no mercado municipal.                                           Normalmente vemos mosaicos com uma única superfície, nesse Vaccarini trabalhou também a questão espacial.

Bassano 2

 

Cako Machini
Cako Machini
Desde 1953 também responsável pelo mundo que vivemos. Publicitário, marqueteiro, empresário. Criativo, amante das artes. Resolvido a viver o Outono de sua Vida junto a natureza, priorizando as palavras e as viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *