Bertioga

Bertioga

Bertioga, uma cidade interessante, próxima a São Paulo, que oferece grande variedade de atrações e nem sempre recebe nossa atenção devida.

Bertioga tem praia, locais históricos, pesca, natureza preservada e acessível, cultura de raiz. É facilmente acessível e tem agora uma característica importantíssima: Você não precisa ficar organizando sua viagem, se informando sobre o que vai ou não fazer, o lugar a serem conhecidos e visitados, os passeios. Bertioga conta hoje com um projeto que torna seu Turismo uma coisa sem preocupações ou decepções. E principalmente, muito viável economicamente falando.

Através do Pool Bertioga você viaja sem ficar se perguntando. O que vou fazer? Agora a pergunta é.O que eu prefiro fazer.!..

Com muito diálogo, relevantes personagens do segmento de Turismo da cidade descobriram e assumiram o óbvio: Temos interesses convergentes.  Pousadas, operadoras de receptivo, guias turísticos, operadores náuticos, somaram esforços com dedicação, dividiram as responsabilidades e geraram um processo funcional de atendimento ao turista.

As pousadas recebem os hóspedes e oferecem um calendário de eventos. Com uma agenda fixa, existe certeza da qualidade dos serviços e (importantíssimo) preços otimizados. É a clássica concretização do Círculo Virtuoso.

Os Pousadeiros oferecem a programação, os operadores ficam na certeza da viabilidade de suas operações, todos ganham receita e os dividendos vêm com a satisfação dos clientes.

Para nós, os Maduros, outra característica importante. Tudo está disponível a semana inteira. Aliás, o Pool Bertioga reconhece a importância dos Maduros no turismo brasileiro e dispensa um tratamento especial a esse segmento.

Dialogue com eles começando por informar a idade, e é claro, opte por se hospedar em dias úteis. Como já disse tudo em Bertioga funciona a semana inteira.

Outra dica. No caso de Bertioga, abra mão se usar aplicativos, site de reservas, etc. Falar diretamente com os pousadeiros do Pool Bertioga sempre será mais vantajoso.                 ___________________________________________________________

Experimente começar contando a seus amigos sobre sua última viagem dizendo que você visitou uma aldeia Guarani, que você entrou na mata para conhecer a legítima comida Caiçara, que visitou o primeiro forte construído no Brasil colônia, que fez uma trilha para conhecer vegetação diferenciada como Mata Paludosa, Restinga alta, Restinga baixa, Mangue, Mata de encosta. Diga que você fez caminhadas e ficou “coçando” em praias calmas, limpas e lindas. Depois, e só depois você informa que esteve em Bertioga. O ar surpreso e curioso de seus amigos será tão intenso quanto foi o nosso quando começamos a entender a potencialidade de Bertioga quando começamos a conversar com a Adriana da Pousada Clariô.

______________________________________________________________________ 
O desafio do improvável.                                                                                                                                 A arte de estar na contra mão.

Procurar o litoral no verão e as montanhas no inverso é tão previsível que não tem graça nenhuma. Sim, é claro que é adequado. Mas a grande demanda, as filas, os congestionamentos, os preços inflacionados, a qualidade do atendimento, depõem contra esse raso raciocínio.

Você não ficou maduro por acaso. A soma das suas vivências deve servir para agir de maneira mais conveniente.

O nosso desfio, nessa viagem era: Um casal Maduro fazer uma viagem de alguns dias na companhia de uma criança de 5 anos para um destino escolhido imperativamente por ela: Praia!

Corria o mês de Julho (2018), estávamos em férias escolares o que não deixa de ser um complicador. Pesquisamos pontos no litoral com critérios de proximidade, facilidade de acesso, diversidade de atrativos, ausência de modismos. Tudo em conformidade com nossos critérios.

Para mim, Cako e para a Beth tudo está sempre bom, aprendemos a ter um olhar alargado e entender o lado positivo de todas as coisas. Mas essa viagem não poderia ser decepcionante para a nossa princesinha de jeito nenhum.

Num ataque de “Curujice” explícita havíamos convencido a mãe da princesinha que ela poderia ficar tranquila e ir acompanhar parte da Turnê européia do marido. Nós faríamos o “imenso favor” de tomar conta da menina. Seriam 12 dias em nossa companhia e longe dos pais. Uma experiência nunca tentada antes, uma viagem no meio do período impediria a monotonia. Mas nada poderia dar errado.

Fizemos uma pesquisa sobre Bertioga, chegamos ao site da Pousada Clariô, o nome sugeriu uma simpática curiosidade. Telefonamos para a Adriana que muito simpaticamente nos convenceu.     ___________________________________________________________________________                                                                                            Dicas para que é apaixonado por praias: Cananéia, cidadezinha simpática                         com uma vidinha própria muito interessante e com muita história.  E quem está em Cananéia não pode perder a oportunidade de conhecer :                                                                                  Iguape – Cidade histórica, melhor representante da Cultura caiçara que eu conheço                                                                                                              Ilha Comprida – Um paraíso pra quem gosta de curtir praia.                                             _____________________________________________________________________

As múltiplas facetas de Bertioga

Bertioga foi emancipada de Santos há pouco tempo (1991), porém é um dos primeiros povoamentos brasileiros. Bertioga na cultura indígena era chamada de Buriquioca que pode ser traduzido por Morada dos macacos grandes.

Forte de São João

Foi o primeiro forte construído no Brasil, 1560. É sempre interessante você estar num local onde é sabido que pessoas e coisas passaram por ali fazendo história a mais de quatrocentos anos.

O acervo do local mostra um acervo interessante. Os monitores solícitos e bem preparados.O forte tem em seu entorno uma praça, na verdade um parque temático muito bem cuidado e equipado que remete o visitante aos tempos do Brasil recém invadido pelos europeus.

_________________________________________________________

Aldeia do Rio Silveira – Índios Guarani

Um dos passeios que o Pool Bertioga oferece é a visita a uma aldeia Guarani. Você visita uma comunidade indígena, vivencia seus costumes, conhece seus objetos, participa de seu cotidiano.

Deixando qualquer discussão sociológica sobre estarmos ou não sub julgando uma cultura primitiva, é um passeio enriquecedor. Não se esqueçam que estamos numa vigem com o objetivo de encher os olhos de uma criança.

Tipiti   

Permear a cultura indígena trás surpresas incríveis. Quem conhece o Tipiti? Tipiti é um utensílio de extrema importância na cultura indígena. Tipiti é um trançado de palha que reproduzindo a flexibilidade das serpentes exerce a função mecânica de uma prensa usada para secagem da mandioca. Não conheço nada inventado pelo homem branco (dito evoluído) que usando somente um elemento natural, Palha, e sem o uso de qualquer fonte energética seja de tanta funcionalidade. Quando apertado pelas pontas esse “tubo” se alarga (lembram da cobra engolindo uma vaca?), a massa da mandioca ralada é colocada dentro do Tipiti. Sem a necessidade de nenhuma outra ação humana, a trama do trançado exerce força para voltar a seu estado normal. Essa ação prensa a mandioca separando a parte seca que virará farinha, e seu caldo o Tucupi que tem outras aplicações culinárias.

* Conheci e comprei um Tipiti numa comunidade no Maranhão. Não há quem não visite nossa casa e não se surpreenda com sua funcionalidade.

___________________________________________________________________

Sabores da Floresta

Outro passeio interessante é fazer uma trilha onde os monitores irão identificando várias PANCS no caminho. PANCS, Plantas Comestíveis Não Convencionais. Essa é uma tendência bem atual, abrir o universo de vegetais comestíveis com espécimes de sabor interessante, e principalmente de altíssimo valor nutricional.

Essa trilha te conduz a um restaurante onde o cardápio é incrementado com ingredientes da região Brotos, Palmitos, frutos quase desconhecidos, Peixes, Crustáceos, Mariscos, tudo que os caiçaras dispunham. Vale à pena.   

__________________________________________________________________________________

Trilhas pela Mata Atlântica

São oferecidos vários outros passeios que incluem vivências nas matas, acessos a praias e cachoeiras muito bem escondidas pela natureza. Mata Paludosa, Restinga alta, Restinga baixa, Mangue, Mata de encosta, não imagine que temos conhecimento para conhece e distinguir toda essa diversidade . A grande jogada é que uma das participantes do Pool Bertioga é a Terra Brasilis Trip, operadora comandada pela Aline e pelo Raphael. Eles não são somente pessoas bem informadas, eles são biólogos de formação, têm todo conhecimento do mundo nessas questões. Falam explicam, demonstram com propriedade. Não deixe de fazer pelo menos uma trilha.

Rio Jaquareguava

Você pode explorar a região navegando em caiaques. Calma! O rio não tem corredeiras. O passeio é bem sereno.

________________________________________________________________________

Escuna

A bordo de uma escuna você percorre a região com vista a partir do mar. Você terá informações históricas, ecológicas e paradisíacas.Poderá com segurança mergulhar num mar bem agradável.

___________________________________________________________________________

Praias e porto

Bertioga tem praia pra todo gosto, sempre praia boa e limpa. Tem praia deserta, praia com falésias, coisa que não é fácil de encontrar aqui no sudeste. Praia bem urbana com todos os serviços e equipamentos.

E tem a vida no mar para ser observada. Bertioga tem porto de pescadores praticamente no centro da cidade. Eu gosto de ver essas embarcações, gosto desse visual.

Gourmetização

Bertioga tem ar e graça de cidade pequena, não muito explorada, isso é ótimo.

E pra quem não vive sem um contato com ambientes glamourizados, lembramos que a Riviera São Lourenço com seus abastados condomínios, shopping, lojas de grifes, etc., está a alguns kilometros do centro da cidade.

Um programa interessante pode ser ir até o município vizinho, Guarujá. Fazendo a travessia do canal por balsa e percorrendo alguns quilômetros por uma estradinha bem gostosa.        

_________________________________________________________________________

Pousada Clariô

Essa pousada é materialização de um sonho. Se pensarmos em termos empresariais, diremos a construção de um objetivo.

Todos nós já ouvimos centenas de pessoas envolvidas até o pescoço numa vida regrada, cheia de formalismos, com deveres, obrigações, colarinhos apertados, afirmarem que irão (um dia), mudar radicalmente de vida e criar e dirigir um negocio alternativo. Montar uma pousada é o objetivo mais citado.

Adriana era funcionária de uma instituição financeira (me recuso a citar o nome de todo e qualquer banco), vestia esse figurino descrito acima e verbalizava a mesma determinação. Só que diferindo da maioria ela chegou lá. Ela realizou, ela se realizou. E não foi pela via fácil de poupar dinheiro e comprar um estabelecimento. Ela foi fazendo suas escolhas, dando seus passos, definiu cidade, comprou terreno, concebeu projeto, construiu e está onde queria.

O nome, Clariô forma essa perfeita analogia com alguma coisa que resplandeceu que se transformou. O horizonte de Adriana… Clariô.                                                                                                                            E é com essa determinação que Adriana nos oferece uma pousada organizada, acolhedora e com tudo em ordem.

A pousada Clariô fica no bairro de Indaiá, lugar tranquilo, seguro, com praia próxima. Lugar perfeito para descansar dos passeios que você realizar. O lugar tem o estilo que melhor nos agrada. Não oferece equipamentos que pesam no preço e que raramente são satisfatórios ou utilizados.

Além de ótima conservação, limpeza, presteza nos serviços, enfim o básico que é essencial e fundamental, a pousada oferece essa condição raríssima que é Pensar no prazer dos hóspedes.Se você combinar sua ida a Bertioga diretamente com a Adriana, sem dúvida já chegará com uma agenda pronta, passeios escolhidos e assegurados.

A Pousada Clariô tem detalhes que interessam e surpreendem quem tem uma maior consciência ecológica. Você estará hospedado num projeto pensado, uma arquitetura de verão, visando ambiente ameno sem gastos com energia e artificialidades. Terá a seu dispor recipientes coletores de lixo diferenciados (orgânicos, recicláveis, comum).  E terá a oferta de itens diferenciados como chá de Hibisco.

Estivemos em Bertioga por 4 dias, realizamos três passeios organizados pelas operadoras e tivemos tempo de sobra pra passear a pé pelo cais, pelo centro histórico, curtir a praia.Nossa princesinha não se entediou em nenhum momento, curtiu a programação inteira e ainda teve tempo para recolher três sacolinhas de supermercado de conchas achadas na areia.

___________________________________________________________

Praia de Indaiá

Essa é uma praia tranquila, calma, rasa, limpa. Tem ondas mínimas e sua declividade é bem suave. Com areias limpas e brancas a configuração fica ideal para quem está acompanhado de crianças. Nossa pequena não sofreu nenhum tombo, nem nos deu nenhum susto e correu a vontade tanto na areia como na água. Quem tem algum tipo de máscara pode fazer alguns mergulhos perto das pedras. O local nos parece um aquário natural.

Pool Bertioga

A sorridente Adriana é uma das “agitadoras” desse movimento que favorece a todos principalmente ao Turista. Além das dicas lidas aqui que foram vivenciadas por nós, você pode acessar o site www.bertiogapousadas.com.br encontrar outras opções de pousadas e ter contato com a Terra Brasilis Trip, (Aline e Raphael), ou com a Buriquioca (Luisa e Cristiano) que irão influir positivamente no planejamento da sua viagem.

SESC Bertioga

Essa instituição tem um altíssimo padrão de qualidade e essa unidade é exemplar. São 60 hectares de floresta preservada e uma esplêndida infra estrutura.

É um caso seríssimo de amor e dependência entre o SESC e Bertioga. Em nome do bem estar do Turista muitas ações são feitas em conjunto.

Mesmo não sendo você um comerciário credenciado é possível ter acesso a diversos serviços oferecidos. Não deixe de forma alguma de se informar sobre a agenda dos eventos e atividades.

https://www.sescsp.org.br/bertioga

(SESC Bertioga fica entre as praias de Enseada e Indaiá, praticamente no centro da cidade)  

________________________________________________________________

POUSADA CLARIÔ  

Av. Anchieta, 10.675 – Jd. Indaiá – Bertioga SP

(13) 3317 7899 – 3313 2075 

 (13) 99757 2277 (Vivo -sem wzap)

reservas@pousadaclario.com.br       www.pousadaclario.com.br        www.facebook.com/pousada.clario.9/

_______________________________________________________________________

https://www.facebook.com/brasilistrip                                                                       (11) 948993968

https://facebook.coma/buriquiocea

  buriquiocaea@gmail.com

                                                                                                                                                                                                    ________________________________________________________________________________

 

https://coisasdegentegrande.com.br/iguape/


https://coisasdegentegrande.com.br/cananeia/
2018-12-09T17:40:30+00:00

Sobre o Autor:

Deixe um Comentário