Serra Gaúcha – Roteiro completo
12 de abril de 2020
Fortaleza
9 de maio de 2020

Bonito

Bonito é bonito demais. Deveria ser um lugar proibido para insensíveis.
A primeira pessoa que me falou sobre Bonito foi um norte americano, funcionário executivo da mesma multinacional que eu trabalhava. Essa questão da internacional fama de Bonito sempre me perseguiu.

Sem exceção, todos os meus amigos, brasileiros ou não que moram no exterior, 10 segundos depois que o assunto passou a ser Turismo, falam em Bonito. E falam, entusiasmados, sedentos, seduzidos. O conceito sobre Bonito no exterior é ótimo. Também pudera, Bonito está sempre cotadíssimo em qualquer ranking de Beleza Natural, de Eco Turismo, que se faça.

E era vergonhoso ter que admitir, que eu brasileiro, residindo aqui tão próximo, não conhecia esse paraíso . Não gosto de enrolação, não minto, não vou fingir. A ansiedade de todos por conhecer Bonito sempre era tão grande, que conversar com um brasileiro que nada sabia contar sobre Bonito chegava a causar revolta. E o constrangimento maior vinha com a pergunta fatalíssima: – E por que não? Já que não conseguiam saber nada sobre Bonito, eles queriam saber por que eu, um “turista convicto”, nunca havia ido a Bonito.

Então, agora no final de Fevereiro (2020) decidimos deixar de passar vontade  (e de passar vergonha) e fizemos uma viagem a um dos lugares mais incríveis que alguém sensível pode conhecer.

Bonito não é lindo, é muito Bonito. Lá tudo é grande, volumoso. A vegetação, o relevo, a quantidade de animais, as opções de passeios….

Pousada Muito Bonito

Como essa viagem estava cheia de expectativas resolvemos fazer todo nosso apoio na empresa que tem no nome a essência da nossa vontade, Muito Bonito.
E assim conhecemos uma gente muito simpática, cheia de boa vontade, entusiasmadíssima com o lugar. Muito Bonita é nome de uma excelente pousada da região. Preste atenção ao nome Muito Bonito Tour Office & Lodge. Portanto além de uma excelente opção de pousada eles um grupo prestador de serviços que com a sua expertise sobre o lugar, proporciona que você empenhe seu tempo exclusivamente nas atrações nos encantos de Bonito.

Lá a exuberância começa pelo respeito. A cidade é referência no quesito política ambiental. Eles têm a corretíssima visão que nós os humanos somos invasores e que a natureza deve ser respeitada sem concessões. Isso começa a ficar evidente quando você nota no comercio e nas ruas um perfeito sistema de captação de resíduos recicláveis ou não.

Dá facilmente para notar que a “intervenção” do homem para estabelecer o Turismo vem acompanhada de muito cuidado para causar o mínimo impacto.

A Pousada Muito Bonito Tour Office & Lodge foi criada em 1994, esse pioneirismo tem muito, mas muito mesmo com essa respeitosa cultura implantada na região.

A edificação da pousada é rústica, como esperado para o contexto da região. O rústico fica apenas no visual, as soluções arquitetônicas criativas que oferecem ambientes charmosos, aconchegantes e dotados de todos os incrementos funcionais (Ar condicionado, TV a cabo, wi-fi, frigobar).

 

A Pousada Muito Bonito, tem uma localização ótima, fica bem no centro da cidade, facilitando passeios urbanos, compras, aquelas caminhadas gostosas.

Em bonito, tudo é exuberante. Você me qualquer lugar animais, plantas, sempre numa quantidade e variedade impressionante. Peixes então, nem se fala. Em bonito a natureza é afortunada.


Nesse ponto lembrei muito de um ensinamento de Dom Helder Câmara (um importantíssimo representante dos Direitos humanos e da Teologia da Libertação) . Dom Helder, quando se referia a alguém carente, sempre dizia “empobrecido”. Na sua lógica, existem pessoas que pela falta de uma visão mais fraterna, ficam empobrecidas.
Quem se atenta para a exuberância da natureza de Bonito, essa teoria fica muito clara. Aquilo que em Bonito nos encanta é a normalidade. Nos, humanos gananciosos e desordeiros, empobrecemos a natureza, promovemos a carência, a degradação do Meio Ambiente.

Pra falar só mais um pouquinho desse brasileiro que tanto admiro.
Todo sacerdote, pastor, algum religioso, sempre se refere a fiel dizendo. – Meu filho…. Dom Helder na mesma situação dizia. – Filho do Pai………… Entenderam a grandeza desse homem?

Os estudiosos dizem que na região de Bonito, existem mais de 4000 plantas diferentes. E nas águas da região são encontradas mais de 2000 espécies diferentes de peixes e animais aquáticos. Vocês tem uma ideia da maravilha que isso significa.
Quando você se desloca para conhecer uma atração vai obrigatoriamente passar por um cenário maravilhoso diversificado.
Em Bonito não existe mar, oceano. Você vai flutuar, mergulhar em riachos, em lagoas e em cada uma delas irá encontrar uma multidão, um verdadeiro congestionamento de peixes. Um mais lindo, mais interessante. Um festival de cores, tamanhos.

Essa é a típica hora que tem total cabimento o questionamento. “Onde a Natureza arrumou tanta criatividade, tanto capricho?”

Em Bonito, vou repetir, tudo é exuberante. Quando se fala em Natureza, tudo é surpreendente. Repare nessa foto aqui ao lado onde mostramos a pousada Muito Bonita à noite. Repare a quantidade de estrelas que o céu de Bonito apresenta a você.
Esse é outro exemplo de empobrecimento. O céu é o mesmo, mas aqui nos grandes centros temos uma visão empobrecida pela agressão praticada contra a Natureza.

O que fazer em Bonito? Na verdade, o fundamental é só você ter disposição para fazer o máximo de atividades. Não esqueça que você estará visitando um local classificado como um dos mais interessantes de todo o mundo. Estará no melhor destino de Eco Turismo do Brasil, então aproveite. E não caia na besteira de achar que as coisas serão repetitivas. Num local com essa exuberância, todos os passeios serão descobertas incríveis.

A Água de Bonito

A água de Bonito é extremamente transparente, sempre! Os rios ali existentes são considerados os rios de água doce “mais cristalinos do mundo”. …………….. Fixem essa ideia: Bonito é imperdível. Bonito é único, Bonito é diferente.  

Essa transparência tem explicação. Existe na região uma concentração altíssima de calcário (carbonato de cálcio) Essa substancia acaba calcificando qualquer partícula sólida que esteja na água. Na prática, qualquer cisco se torna um elemento pesado, e acaba se concentrando no fundo do leito dos rios. O meio líquido sempre será puríssimo.

A Água de Bonito e a Saúde

Essa água com teor elevado e anormal de calcário, também chamada de água dura não oferece nenhum malefício para a saúde. Muito pelo contrário. A Organização Mundial da Saúde classifica a água dura como excelente para o consumo e contato humano e atesta que ela está muito próxima de oferecer as quantidades ideias de Cálcio e Magnésio da necessidade humana.
Aliás, nós todos os Maduros deveriam conhecer e consumir Magnésio.

Alguns destaques

Boca da Onça

Dentro da fazenda do mesmo nome, você, caminhando por uma trilha preservada, equipada com corrimão e escadas nos seus pontos mais críticos, encontrará a maior cachoeira do estado do Mato Grosso do Sul, 156 m.
Existem no recinto vários pontos de banho, muitos locais para descobrir coisas incríveis na natureza. Para os mais arrojados curtam o maior Rapel do Brasil.

O Abismo de Anhumas

É um passeio complexo, radical, e em todos os sentidos impressionante. Comemore, você é um dos 16 seres humanos, autorizados (determinação legal) diariamente a conhecer o local. Prepare-se, essa deve ser uma experiência única, ou pelo menos muito exclusiva em sua vida. É coisa pra pessoas bem preparadas fisicamente. No dia anterior, de forma obrigatória você faz um treinamento preparatório de Rapel e loca roupas de neoprene.

 

 

O passeio começa percorrendo 23 km em estrada de terra. Chegando lá é feito uma cuidadosa preparação em termos de segurança e recomendações. Com tudo checado começa um rapel com descida de 72 m. Você estará num oco da terra contemplando um trabalho de milhões de anos, formando estalactites e estalagmites gota a gota. Tudo o que for visto, tenha certeza será único. Em outras palavras: Isso é imperdível.

A Lagoa Misteriosa

Dolina, esse é a denominação correta para uma depressão, na verdade um imenso buraco, fenda na terra que acaba formando uma caverna, muitas vezes alagada como nesse caso.

Estamos falando de uma lagoa que fica a 220 m abaixo do solo. Nessas águas abençoadas existe uma visibilidade de mais de 40 m. Flutuar, mergulhar com cilindro, com snorkel, ou simplesmente nadar.
________________________________________

Bonito oferece dezenas de excelentes passeios. Encante-se com os links abaixo e tenham em mente que Bonito é único, diferente, impressionante e Bonito demais. Muito Bonito

 

https://youtu.be/wHiWL7IgQA0 – Lagoa misteriosa

https://youtu.be/IVl46AHHAP4 – Abismo Anhumas

https://youtu.be/VgBt0m5tBK0 – Aquário natural

https://youtu.be/34J3kVFbCJ4 – Barra do rio Sucuri

https://youtu.be/EJEAbemf9DE – Boca da Onça maior cachoeira do MS, Maior Plataforma de Rapel do Brasil

____________________________________________________

                                    https://www.lakkosviagens.com/

Bonito – Dicas do Viajante Cósmico

Segundo a mitologia, a água é o elemento que guarda e protege o amor, por isso o mal não pode adentrá-lo. Bonito traz a presença da água numa das formas mais belas e perfeitas do planeta, tornando-se também um ponto de recepção de energias cósmicas em alta potência. Bonito é um lugar que agrada o corpo e a alma, tornando-se uma experiência que formará parte das melhores memórias da vida.

Para os signos do Ar (Gêmeos, Libra e Aquário), encontrarão em Bonito uma grande variedade de estímulo ao conhecimento. Na diversidade da fauna e das formações naturais, irão se maravilhar com a perfeição criativa da natureza, que não se cansa de desafiar a compreensão humana.

Para os signos de Fogo (Áries, Leão e Sagitário), a empolgação é garantida. Há muitos lugares para explorar, aventurar-se e testar sua coragem. A total liberdade com a natureza, os deixará ainda mais energéticos e energizados.

Para os signos da Terra (Touro, Virgem e Capricórnio), a cidade é aconchegante e cheia de atenção para que se sintam confortáveis. A alimentação é excelente. O charme das pousadas não deixará ninguém ter saudades de casa.

Para os signos de Água (Câncer, Escorpião e Peixes), será certamente uma das melhores experiências de suas vidas, mostrando que a realidade também pode ser tão ou mais bonita que os sonhos. Nesses lugares onde a beleza desconhece limites, é possível se libertarem dos medos e receios, esquecendo a frieza que muitas vezes faz parte da sua realidade.

Bonito é uma das jóias preciosas do nosso planeta, convidando a todos a entregarem-se às vibrações puras e positivas de seu paraíso.

Abraços estelares e boa viagem!

https://vendasb2c.assistcard.com/LAKKOS

 

 

Cako Machini
Cako Machini
Desde 1953 também responsável pelo mundo que vivemos. Publicitário, marqueteiro, empresário. Criativo, amante das artes. Resolvido a viver o Outono de sua Vida junto a natureza, priorizando as palavras e as viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *