Coronel Xavier Chaves

Pousada Villa Magnólia – São João Del Rei, MG
20 de dezembro de 2018
Mr. Fit, fast food saudável
8 de janeiro de 2019

Coronel Xavier Chaves

Coronel Xavier Chaves MG

Do trevo de entrada até o centro da cidade, você encontra muitas expressões daquilo que hoje é muito marcante a Coronel Xavier Chaves, o artesanato em pedra. A cidade está se proclamando “ A cidade da pedra”, e abriga um número grande de artesões que transformam a pedra branca, Pedra Sabão em arte.

É contado na região que David Fuzatto, pessoa que trabalha esculpindo pedra desde a juventude, radicou-se na cidade e acabou criando uma oficina escola sobre o ofício. David era talentoso, tinha clientela que provocava uma demanda crescente e para equacionar essa situação montou uma oficina onde iniciantes se ocupavam das tarefas mais elementares. Dessa proximidade com o mestre, da familiaridade com os instrumentos, da vivência com o material, outros talentos foram emergindo novos talentos e uma geração de artesões foi se constituindo.

 

 

Coronel Xavier, é um centro “exportador” de peças em pedra para o país inteiro. Você tem desde o artesão copista que reproduz um pequeno repertório de peças, como os artistas mais qualificados que produzem peças maiores, assumem encomendas inclusive de artigos para uso em projetos arquitetônicos.

Para você turista, Coronel Xavier apresenta um interessante museu a céu aberto. Esculturas estão presentes nas praças nas entradas de edifícios. Visitar ateliês é coisa que deve ser feita. É sempre uma proposta imprevisível você ver um bloco de pedra ser talhado e se transformar uma peça admirável.

 

       

Quem foi o Coronel?

Era o dono das terras onde o município se expandiu. Na verdade a cidade foi criada por ele. O Coronel Xavier fracionou suas terras, acomodando familiares e empregados. Homem bem instruído para a região e época, cuidou pessoalmente de estabelecer um arruamento básico e de edificar as primeiras casas, estabelecendo a construção de uma vila.

_______________________________________________________________________________________

Cachaças

Outro atrativo da região são suas Cachaças. Tenha uma experiência diferenciada visitando um alambique Bicentenário. Misture história, tradição, bucolismo. Visite o alambique Bela Vista, produtor da cachaça Século XVIII. Consta que esse alambique está em atividade a mais de 250 anos e é o mais antigo do Brasil ainda em funcionamento. 

 

Conta a lenda que esse alambique foi criado e ainda pertence a família de Tiradentes. É informado que a cachaça  usa como fermentação leveduras selvagens desenvolvidas a partir de fubá produzido na propriedade. Que a cachaça produzida era armazenada (até pouco tempo atrás) num poço revestido com pedras parafinadas.

 

 

 

Você que já comprou a ótima ideia de valorizar a composição de um roteiro. Que já aprendeu que é gratificante dar o mesmo valor ao percurso deve aproveitar essa dica. Estando em Tiradentes ou em São João Del Rei,  e não pensem somente em compras visitem:

Prados e o distrito de Bichinho – Artesanato em madeira e ferro

Rezende Costa – Artesanato têxtil

Coronel Xavier – Artesanato em pedra.

                                                              

        

 

 

 

 

 

 

Cako Machini
Cako Machini
Desde 1953 também responsável pelo mundo que vivemos. Publicitário, marqueteiro, empresário. Criativo, amante das artes. Resolvido a viver o Outono de sua Vida junto a natureza, priorizando as palavras e as viagens.

1 Comment

  1. […] Coronel Xavier – Artesanato em pedra. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *