Bonito
26 de abril de 2020
Por que o NORDESTE é tão atraente para a Melhor Idade?
11 de maio de 2020

Fortaleza

Porque visitar Fortaleza! O melhor da melhor idade é viajar! Quem já tem mais de 60 está mais do que na hora de viajar! Afinal, você já trabalhou, já cumpriu com sua parte na vida produtiva e está na hora de relaxar, conhecendo novos e interessantes lugares!
Repito que nós, os Maduros, decidimos passar o “Outono de Nossas Vidas” de forma prazerosa, preferencialmente viajando.

Segundo dados recentes do Ministério do Turismo, os Maduros , respondem por 18 milhões de viagens ao ano, ou seja, 9% de todas as viagens feitas em âmbito nacional.
Nós, os Maduros além de sermos o segmento que mais dias passa por ano viajando, também é o que mais gasta na atividade. Gasta racionalmente, gasta com segurança e eficiência, mas acaba pelo volume de dias viajados, o segmento que mais gasta em Turismo. Como gosto de dizer, em Andanças e Aventuras.
Uso essa expressão motivado por um dos hábitos dos Maduros. Nós dificilmente nos dirigimos a um único destino. Gostamos de realizar um roteiro, incluímos várias localidades em nossas viagens. Algumas são programadas. Saímos de casa com esse objetivo. A maioria dos lugares porém acaba sendo visitado, tipo de improviso, com base do que encontramos pelo caminho e principalmente pelo que nos é contado ou recomendado.   Sim porque outro dos maiores prazeres dos Maduros é reunir os amigos e contar sobre o que descobriu em suas Andanças. 

Uma região privilegiada para esse comportamento é o Nordeste. Além de conhecer novos lugares, é fazer novas amizades com um povo que gosta de conversar, se orgulha e faz questão de enumerar e detalhar sobre sua terra.
O lazer e o entretenimento no Nordeste são muito acessíveis. A comida é boa, pros mais arrojados pode ser uma sucessão de surpresas. Existe muita diversão, e sempre você irá estar inserido em paisagens naturais deslumbrantes. Receita impecável para quem ama estar em movimento! Não se esqueçam, o Nordeste é um destino com preços bem acessíveis.

Por que visitar Fortaleza

Fortaleza, a capital do Ceará é um dos melhores lugares para conhecer – a cidade dispõe de excelente infraestrutura, rede hoteleira sofisticada, atividades culturais e de lazer.

Um ponto muito positivo e perfeitamente enquadrado dentro do esquema de Turismo dos Maduros. Em Fortaleza faz sol o ano inteiro, suas maravilhosas praias podem ser frequentadas o ano inteiro. Fortaleza pode e no caso dos Maduros, deve ser visitada inclusive (e principalmente) na chamada baixa temporada: Racionalizem, comprem pacotes para Fortaleza, nessas épocas menos concorridas a economia é muito grande.

Fortaleza é uma metrópole, assim há muitas outras opções de passeios: Turismo histórico, praias, shoppings, centros urbanos, museus, teatros, igrejas, feiras…

Não se esqueçam que o Ceará é o maior centro produtor de humoristas do planeta.
São filhos da terra Tiririca, Tom Cavalcante, Wellington Muniz, o Ceará, Renato Aragão e o maior dos maiores Chico Anísio. E o originalíssimo Falção.
      

Puxe conversa com algum fortalezense e em minutos ele estará lhe recomendando um bar, ou um restaurante onde está se apresentando a maior sensação do novo humor cearense. Possivelmente você estará assistindo o Pocket show de algum artista que virá para o sul, ingressará na TV e ficará nacionalmente famoso. 
Isso sem contar com os mais variados bares e restaurantes, com muita música e diversidade de pratos regionais.

Praias de Fortaleza

As praias de Fortaleza são as queridinhas de toda família! Temperatura agradável e calor durante o ano todo. Fortaleza honra o título de Cidade do Sol. Você tem um céu descoberto constante. A temperatura da região varia muito pouco, entre 24° e 31°. E a temperatura da água (podem começar a comemorar) se mantem entre 25° e 28°. Gente! Temperatura alta, mas constante. Água praticamente na mesma temperatura. Não poderia ser melhor.

 

A Praia do Futuro é uma das mais famosas, com barracas seguras dispondo de tudo que o visitante possa precisar como piscinas, chuveiros, wi-fi, gastronomia conceituada.

A Praia de Meireles tem o formoso Jardim Japonês e vários restaurantes, onde é realizada a Feirinha de Artesanato da cidade, ideal para comprar aquelas lembrancinhas que todo mundo quer!
Nas imediações também fica a lendária Av. Monsenhor Tabosa, super ícone que concentra variado comercio.

A Praia de Mucuripe foi imortalizada pelos cantores e compositores Belchior e Raimundo Fagner, nos traz um sentimento de saudade de tudo o que um dia vivemos na vida! Uma praia calma e pacata, onde o mar calmo e suas embarcações embalam o vai e vem da vida dos pescadores da praia – você pode aproveitar para conhecer o cais do porto e o Mercado do Peixe.

Passeios em Fortaleza

Você pode fazer um passeio de barco pela orla – a aventura dura cerca de duas horas e você pode conhecer a capital pelo ângulo do mar. Não deixe de conhecer a cultura cearense no Museu do Ceará e no Museu da Cultura Cearense; o Museu da Fotografia e para os apaixonados pela literatura a Casa de José de Alencar (o famoso escritor do romantismo brasileiro)

Fortaleza – A cidade da Luz

Quem ouve “O Mestre sala dos Mares”, música de Aldir Blanc e João Bosco, preferencialmente na voz de Elis Regina, pode não saber a quem se está referindo quando se invoca a figura do Navegante Negro, o Dragão do Mar. Pois é, o personagem não é algum utópico monstro marinho. A homenagem se faz a Francisco José do nascimento, bravíssimo mulato brasileiro responsável por ser o estado do Ceará, em 1884, a primeira província brasileira a libertar seus escravos.  

Chico da Matilde era um líder jangadeiro que em 1881 liderou um movimento que impedia que os negros trazidos da África fossem transportados para outras províncias. Simplesmente as jangadas eram retiradas das praias da região ficando o tráfego de escravos interrompido daquele ponto, por não haver acesso aos navios negreiros ancorados na baía.

O duro golpe fez do porto de Fortaleza um local riscado da rota escravagista. Com mais alguns anos a sociedade e os movimentos abolicionistas avançaram e a abolição foi decretada.
Na praia de Iracema, visite o Centro Dragão do mar de Arte e Cultura. Visite.

Fortaleza – Loira desposada pelo Sol

Esse rebuscado galanteio é retirado da obra do poeta Paula Ney. Visite a Praça do Ferreira. No princípio do século XX esse foi o palco da efervescência cultural, dos encontros das vanguardas culturais. Frequente os cafés da praça e entenda melhor o que foi a Padaria Espiritual.
A produção literária e cultural  do Ceará é expressiva. Vejam: Farias Brito, Capistrano de Abreu, Araripe Júnior, Clóvis Beviláqua, Juvenal Galeno. E com todo merecido destaque a notável Raquel de Queiroz, primeira mulher a ter assentos na Academia Brasileira de Letras e ganhadora de valorizados prêmios literários.
Além disso, em qualquer canto do Ceará é impossível esquecer que aquela é a terra de José de Alencar.

Fortaleza – Adrenalina

Sendo fã ou não de esportes radicais, visite o Beach Park. Um empreendimento que recebe 1,3 milhões de visitantes anualmente, é o maior parque aquático da América Latina. Seus 7.793.000 litros de água, oferecem muitas emoções e alegrias. Beach Park é considerado um dos melhores parques aquáticos de todo o mundo.

 

 

Por que visitar Jericoacoara?

Há 280 Km de Fortaleza, uma pequena joia: Jericoacoara. O que antes era uma pacata vila de pescadores, com paisagens naturais inigualáveis, como dunas, falésias, ruas de areia e praias calmas se tornou o paraíso dos que querem fugir da confusão dos grandes centros. 

Até muito pouco tempo, Jeri, era rústica, de acesso dificílimo, e completamente desprovida de estrutura. Simplesmente uma vila de pescadores encravada num ponto onde a natureza agrupou um número impar de eventos que as pessoas sensíveis só conseguem descrever usando termos como maravilhoso. Praias calmíssimas para banho, praia para esportes náuticos. Uma região com dunas, falésias incríveis, área de mangue.

A região recebeu uma infraestrutura compatível com a prosperidade da sua beleza que não agrediu o Meio Ambiente e deu condições dos visitantes desfrutarem do precioso cenário sem nenhum estresse e com o máximo conforto. Jericoacoara, vale a pena.

O por do sol em Jericoacoara se dá sobre o oceano, o que significa um belíssimo espetáculo. Podem falar que assistir ao por do sol é clichê, podem falar qualquer coisa, mas nós somos apaixonados pelo poente. Esse momento místico onde o mundo se transforma, a luz do sol dá lugar ao brilho da noite. Um momento onde com muita poesia se pode refletir sobre nossa insignificância no universo.

Não vale a pena usar o seu carro, ou alugar um carro com o objetivo de se deslocar de Fortaleza para Jericoacoara. O último trecho do caminho é feito sobre areia existindo um grande risco de acidente, encalhe ou mesmo de perder o rumo. Compre bilhete num transfer. É melhor em todos os sentidos.

                                            https://www.lakkosviagens.com/

https://vendasb2c.assistcard.com/LAKKOS

         

     

Cako Machini
Cako Machini
Desde 1953 também responsável pelo mundo que vivemos. Publicitário, marqueteiro, empresário. Criativo, amante das artes. Resolvido a viver o Outono de sua Vida junto a natureza, priorizando as palavras e as viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *