Grandes fregueses da Freguesia…do Ó

Santana de Parnaíba
17 de fevereiro de 2016
Iguatama
17 de fevereiro de 2016

Grandes fregueses da Freguesia…do Ó

Grandes fregueses da Freguesia…do Ó

Adoramos frequentar esse bairro da periferia. Periferia?…..

A imensa maioria dos leitores ou não sabem nada sobre esse bairro ou preconceituosamente fazem uma imagem deturpada do local. Certamente a única referência conhecida da maioria fica por conta da música do Gilberto Gil,… Punk da Periferia.                                                          O bairro da Freguesia do Ó é um dos mais antigos da cidade de São Paulo (1580). Seu nome está ligado a uma invocação de Maria, onde todas as referencias começam com a Expressão …Oh! (ver mais em nota abaixo)

A igreja dedicada a Nossa Senhora do Ó (1901) fica numa ampla praça cercada por edificações centenárias. Nesse Largo da Matriz foram se instalando restaurantes e bares que criaram fama. O principal atrativo desse local fica sendo a concentração de ótimas opções que são bem e muito frequentadas porém sem aquela exagerada aglomeração de outros pontos da cidade.

largo 1

Bons motivos. Chamamos esse lugar de Largo da Freguesia, um local seguro de se frequentar, agradável para todos, e saudável para qualquer bolso. Sim, até por que de uma carta cervejas importadas até ouvir samba no banco da praça tudo é possível. Local fácil de chegar, fácil de estacionar, vou repetir seguro, sem aglomeração.

Os Punks. Ou o Gil somente usou uma liberdade poética ou os punks abandonaram o local por considera-lo careta demais.

Opções. Considero ótima essa atmosfera de estar em imóveis centenários frequentando estabelecimentos bem cuidados. Veja, tem pra todo gosto.

Restaurante Ciccarino*  Fundado em 1954 a casa é bem tradicional tem um bom cardápio com alguns pratos não comumente encontrados, quase daria para dizer que são criações da família. Seus pratos são fartos e caprichados.

Frangó*. Um dos mais afamados bares de São Paulo quer por produzir uma coxinha divinizada, como por cultuar a cerveja. A casa fundada em 1987 instalada num casarão tombado edificado em 1894 oferece uma carta de cervejas com produtos de mais de uma dezena de países. Claro que tomar uma cerveja nas Ilhas Fiji é somente excentricidade, mas os mais exigentes apreciadores podem encontrar as mais tradicionais marcas mundiais. O bar é decorado com Posters e anúncios de muitas marcas e de muitas épocas. Somos razoáveis apreciadores de cervejas. Conhecemos alguma coisa de harmonização, etc.. Leia o texto dela sobre cervejas e se quiser. Um recado odoramos cerveja de trigo.

Empório Nordestino* Claro, comida nordestina bem feita e bem servida. O casarão centenário e também tombado está decorado com utensílios e objetos típicos e várias placas com ditados e piadinhas pelas paredes. Um painel, na verdade esculturas, permitem aos interessados tirar fotos caracterizados como um casal de cangaceiros.

Pizzaria do Bruno* Essa pizzaria é uma das mais antigas da cidade, foi fundada em 1939. A pizza é ótima, o serviço também, vale a pena.

Alemão* Fundado em 2001, ocupa um casarão datado de 1864, além dos típicos pratos da cozinha alemã, a casa também oferece aqueles pratos que constam do cardápio de qualquer restaurante. A comida é caprichada, o ambiente é bom.

                                       * Já estivemos, já frequentamos cada um desses                                              estabelecimentos. Seguramente voltaria a cada um deles sem reservas.

Nosso Bar Esse é um lugar todo especial. Na verdade não passa (no bom sentido) de um botequim como outro qualquer. Que a partir da noite de sexta (também como tantos) oferece música ao vivo. Uns pagodeiros cantam sambas consagrados. 

O Largo da Freguesia é um local mais do que democrático. Quem pode escolher sentar num dos locais indicados acima tudo bem, quem não pode entra ou se aproxima (tem muita gente que fica na rua) e curte a música. Como a rua (lateral do largo) tem pouco transito, praça, calçada, rua tudo fica misturado. Principalmente jovens compram cerveja, pasteis e se espalham por ali. Praticamente todas as vezes que vamos no Largo da Freguesia, terminamos o programa, dando uma volta na praça, andando por seus jardins e ficando algum tempo no espaço externo desse bar tomando a última cerveja da noite, curtindo o samba e conversando um pouco.

Segurança e praticidade É muito fácil estacionar nas redondezas. Tem guardadores mas ninguém acharca ninguém (gorgeta eu dou, pagar ”pedágio” eu não pago mesmo!). Pra quem prefere tem estacionamento fechado funcionando até alta madrugada.   Tem sempre pelo menos uma viatura policial de prontidão no local e nunca vi menos de 4/5 policiais de serviço. Nunca vi nenhuma encrenca, nenhuma briga, arruaça, vandalismo , nada, nada, nada. Não sei se sempre foi assim, de 2012 para cá asseguro, esse é um lugar seguro.

Outras opções Além do que já foi citado no perimetro do largo ainda temos:

Kiowa, (cervejaria), Vila do Espeto, e a (danceteria) Aldeia do Ó.

Cako Machini
Cako Machini
Desde 1953 também responsável pelo mundo que vivemos. Publicitário, marqueteiro, empresário. Criativo, amante das artes. Resolvido a viver o Outono de sua Vida junto a natureza, priorizando as palavras e as viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *