Grandes fregueses da Freguesia…do Ó
17 de fevereiro de 2016
Cachoeira de Emas
17 de fevereiro de 2016

Iguatama

Iguatama 7Iguatama

Infeliz daquele que passa pela estrada sem conhecer seus becos.

Não seria a frase de um profeta, mas é muito verdadeira. Porque sim! Porque não?

    Quem quer mais do que passar pela estrada, quem quer sentir a vida que corre pelos lugares onde você nunca pensou em estar, precisa lembrar e ter na ponta da língua essas frases. Iguatama, a primeira cidade banhada pelo São Francisco é um exemplo disso.Iguatama 2

    Ai, você lê uma placa de sinalização e fica sabendo que está em Iguatama. Fica sabendo também que essa é a primeira cidade a ser banhada pelo Rio São Francisco.

    O São Francisco é um rio importante demais para nascer de um só ponto. Ele surge na Serra da Canastra de várias nascentes.

   Como não temos a geografia como prioridade, vale a mística que o “Velho Chico” desperta.

Iguatama 8

    De forma imprevisível você está muito próximo do rio mais carismático desse Brasil. Não tocá-lo, não vê-lo com respeito seria um pecado.

    Você para o carro e se aproxima. Percebe que vários caminhos na vegetação que o circunda mostram que aquele é um lugar bastante frequentado.

      Foi muito bom ver tão de perto e de forma tão inesperada o venerável “Velho Chico”.

   O pessoal de Iguatama explora muito bem sua primazia com o Chico. Sinaliza sua privilegiada posição e coloca o grande símbolo do rio como monumento no meio da estrada.

    Uma carranca de mais de 5 m de altura pesando mais de 7 tons. é vista de longe. Colocada na proa dos barcos a carranca afugentava os maus espíritos. Esse símbolo tem a mesma idade que a navegação desse rio. Colocada na entrada da cidade vincula a terra ao ilustre rio.Iguatama 1

   Entramos na cidade, afinal sempre se encontra alguma coisa interessante. Acertamos, foi surpreendente sentir uma cidade praticamente deserta, ver gente que coloca uma cadeira na calçada e espera o tempo passar, ver essa calma toda ser confrontada por um carro de som que passava lento pelas ruas.

  Esperando ouvir publicidade de algum comercio regional, fomos surpreendidos pelo texto que o carro repetia……………

-…..sua esposa Maria Zilda, sua irmã Clotilde, seus filhos, Álvaro e Inês convidam a todos para o velório do saudoso Pedro Alves Duarte, o Pedro Filho.

    Exatamente isso, vi pela primeira vez um carro de som, um sistema de divulgação por auto-falantes divulgar um velório.

     Fico interessado e respeito todos os costumes que encontro. Francamente nunca havia sabido nada sobre noticiar o obituário num carro de som.Iguatama 3

………Quem passa pela estrada sem se atentar para os mundões que ela esconde, poderia ser muito mais feliz.

Não se esqueçam a família do Pedro Filho espera a presença de todos no velório dele

Iguatama 4

     Iguatama fica na BR 354. Nosso trajeto era saindo de Araxá, chegar a Formiga. O município tem 8000 habitantes. A igreja matriz da cidade é consagrada a N.S. da Abadia, soube pela internet que ela data do século XVIII, construída e decorada em Barroco brasileiro, mas não pude apreciar, como sempre as     igrejas ficam fechadas.

 

Na proa do barco as carrancas enfrentam e afugentam os maus espíritos.

Colocadas em casa além de proteção trazem prosperidade.

Isso é dito pelos mestres entalhadores.

Crendo ou não, a proximidade com a arte já nos enche a alma.

 

Cako Machini
Cako Machini
Desde 1953 também responsável pelo mundo que vivemos. Publicitário, marqueteiro, empresário. Criativo, amante das artes. Resolvido a viver o Outono de sua Vida junto a natureza, priorizando as palavras e as viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *