Jundiaí – Rota do Vinho

/, Bares e Restaurantes/Jundiaí – Rota do Vinho

Jundiaí – Rota do Vinho

Jundiaí, uma cidade simpática que vale a pena conhecer. Aliás frequentar, você ira se interessar por várias de suas atrações.  Tem um centro histórico interessante, tem a Serra do Japi, uma reserva de Mata Atlântica com uma diversidade impressionante e paisagens incríveis.
Esses assunto vão ficar para uma próxima matéria. Jundiaí é uma tremenda opção de passeios (também) por apresentar vários roteiros turísticos. Vamos tratar de um deles o roteiro do Vinho.

 Para a região de Jundiaí, no final do século XIX  vieram grandes levas de imigrantes italianos. Essa colônia sempre deixa um saboroso rastro por onde passa. Onde tem boa mesa tem bom vinho. Em Jundiaí num dia você pode se fartar no Roteiro da Cozinha Italiana e noutro no Roteiro do Vinho. Você conhecerá mais de 20 adegas e vinícolas. Será encontrado produto para todo gosto. Vinhos frisantes, licorosos, brancos, tintos, o cardápio é o maior possível.

Os italianos trouxeram a uva Bordô. Até hoje essa é a ancestral básica de toda cultura enóloga de Jundiaí.

Outra ancestralidade é o fato de existirem na região famílias que desde que chegaram a solo brasileiro se ocupam com a produção de vinho, sendo ou não a sua atividade principal.

Quando você resolve percorrer um roteiro como esse, verá sem dúvida muita coisa interessante. Foi isso que aconteceu, vimos muita coisa boa, experimentamos bons produtos, fizemos ótimas compras.

Prá matéria não ficar nem repetitiva nem demasiadamente reveladora contamos hoje uma das experiências.   

 Vinícola Castanho. O Tour do Vinho

A família Castanho é um emblemático exemplo. Foram agricultores, plantaram muita coisa, mas nunca deixaram de fazer seu vinho. Em 1968 resolveram, aproveitando a boa fama que seu vinho sempre teve oficializar essa produção e fundar a Vinícola Castanho.

Você pode visitar a vinícola a qualquer dia, mas prefira participar do programa Tour do Vinho, essa foi a nossa escolha.

Dizem que o brasileiro sabe tudo sobre os 5 primeiros minutos de qualquer assunto. Então porque não saber um pouco mais sobre a segunda mais antiga bebida da humanidade? (só perde para a água).

Porque não conhecer um pouco melhor esse produto que é quase uma unanimidade?

A Vinícola Castanho criou esse programa, Tour do Vinho para ambientar você sobre o plantio e todo o caminho percorrido para que você se delicie.

Pelo site você compra o convite, escolhe seu melhor horário e passa +- duas horas sabendo mais sobre vinho.

Ninguém sairá de lá formado como Enólogo ou Sommelier, mas será um Enófilo melhor preparado. Calma, vamos explicar as diferenças. Enólogo é o “pai da criança”, aquele sujeito preparado para projetar a produção de vinho. Ele acompanha tudo, análise de terreno, escolha da uva, processos de produção, critérios de qualidade, etc. Se estivéssemos falando em termos empresariais ele seria o Gerente de Produto. O Sommelier é quem está capacitado para definir a harmonização (combinação com pratos e alimentos).  Ele está ligado a gastronomia. E Enófilo é o apreciador, aquele que gosta da companhia dos vinhos.

O tour começa com os participantes tomando lugar num “trenzinho” que percorre a plantação e te leva até um local nos vinhedos onde os apresentadores tendo a terra por palco e o parreiral como cenário poderão mostrar coisas do cultivo. Lá se fala sobre os tipos de uva ali cultivados, as técnicas de enxertia, as podas, a forma de colheita.

Outro passeio de trenzinho e desembarcamos nas instalações industriais.

Você,num ambiente emoldurado por enormes tonéis, verá uma máquina cujo trabalho substitui aquele ritual de pisar a uva. Ouvirá as explicações sobre as leveduras que fermentam essa mistura e como o mosto virará vinho.

Na penúltima etapa você será recebido numa sala de degustação. São servidos vários queijos, frios, pães, frutas, para que sejam degustados conforme o vinho que está sendo servido e você tem uma aula prática de harmonização dos vinhos.……….. Que coisa gostosa, o vinho tem a capacidade de aproximar as pessoas. Houve uma interação incrível, todos os participantes passaram a interagir com muita alegria

Por último você percorre o show room onde estão em exposição e disponíveis para degustação os produtos da vinícola. 

Estamos sendo propositalmente superficiais sobre o conteúdo do “curso” sobre vinhos, exatamente para você não perder a chance de passar um dia junto a natureza

Dionisio ou Baco? Não faz muita diferença é só puxar pela cultura Grega ou Romana. Importante é que o vinho tem seu próprio deus e por isso merece ser reverenciado.

Faça um belo passeio, se já um enófilo melhor preparado. E se gostou da matéria e tem uma adega em casa não esqueça de nos convidar.

________________________________________________________________________________________  Os grandes amantes do vinho não podem deixar de conhecer o Roteiro do Vinho de São Roque. Uma estrada com 10 Km onde dezenas de vinícolas, restaurantes incríveis e atrações para toda família esperam você.                                   _______________________________________________

Pão, Vinho e a Humanidade                                          

O pão sem dúvida foi o primeiro alimento que o homem preparou. Da mesma forma além da água não existe bebida tão antiga nem tão consumida quanto o vinho.

Existem citações sobre vinho datadas de 8000 a.C.. Os historiadores contam que nessa datação num local chamado Cáucaso (hoje um território entre a Geórgia, Turquia e Armênia) existia uma área onde se cultivavam uvas dedicadas à produção de vinho.

Da mesma forma como o Latim acabou sendo universalizado como idioma, o vinho teve difusão acelerada pelo fato dos Romanos terem inventado o barril.

Centro de Informações Turísticas
Av. Jundiaí, 1151 (em frente ao Parque da Uva)
Anhangabaú – Jundiaí – SP
CEP 13208-053
Telefone: (11) 4521-9644
turismoinformacoes@jundiai.sp.gov.br

Vinícola Castanho                                                                                                                                Travessa dos Patos, 1050,  Castanho – Jundiaí/SP

Rodovia Tancredo Neves.  Acessada tanto pela Via dos Bandeirantes (+-) 50Km,  como pela Via Anhanguera (+-48Km)
11 4537-1502
contato@vinicolacastanho.com.br

 

          

2018-11-28T19:41:51+00:00

Sobre o Autor:

Deixe um Comentário