Santa Teresa – A padaria mais antiga do Brasil, 1872
24 de agosto de 2019
Cannoli – Un dolce italiano popolare
24 de agosto de 2019

Mami Bistrot & Cafe

Mami Bistrot é um diferenciado restaurante que precisa ser conhecido. O mais importante do Mami Bistrot é sua proposta: Culinária Saudável! Nesse aconchegante e agradável ambiente você só encontrará comida produzida com produtos orgânicos e naturais.

A chef Ana Montanaro conta perto de 50 anos de estudo e experiência sempre focada numa cozinha Natural, Integral, e Orgânica.

Essa não é uma casa que por modismo apresenta um cardápio de comida + saudável. A chef Ana é uma mestra, tem cátedra no assunto.                                                                              A casa é um bistrô na essência de sua definição. Tem o aconchego de uma casa onde o chef sempre presente e atuante. O serviço não poderia ser outro, Mami oferece um buffet (p/kilo) com boa variedade, inclusive carne vermelha.

Mami Bistrot & Café ( … ela prefere a grafia francesa) é uma porta segura e sem afetações para entrarmos no universo da alimentação saudável.                                                                                              Saudável não precisa ser austero. Orgânico não precisa ser sisudo. Culinária tem obrigação de ser lúdica.  

Vale a pena conhecer. www.mamibistrot.com.br

Av. Gen. Mac Arthur 437

________________________________________________________

Um pouco de conversa para abrir o apetite

Em 2010, o Presidente Lula sancionou a Lei 12.305/10, instituindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esse instrumento colocava nosso país no bloco vanguardista sobre respeito ao meio ambiente.
Infelizmente muito pouco dessa Lei foi regulamentado. Se nossos políticos não estivessem tão preocupados com seus umbigos teríamos agora uma posição bem mais destacada no cenário mundial.

O respeito ao Meio Ambiente é coisa seríssima, e como tudo que é sério e importante reflete na economia.

Um aspecto dessa legislação me interessava especialmente a Logística Reversa. Para ser eficiente qualquer proposta deve agir estruturalmente. A Logística Reversa obriga a criação de um comprometimento comum em toda cadeia produtiva, uma vez que obriga o fabricante a se manter responsável pelo que produz, pelos resíduos que produz e pelo descarte de seus produtos e embalagens utilizadas.

Criei um projeto maravilhoso para cumprimento dos preceitos da Logística Reversa para (re) aproveitamento da sacaria usada pelos fabricantes de Pet Food, que não foi aproveitado pelos míopes fabricantes a quem foi apresentado.

O maior impulso para idealizar esse projeto, foi ter lido uma declaração do presidente mundial do Wal-Mart que orientando as estratégias do grupo, afirmou: O Meio Ambiente, o saudável, já faz parte do negocio.

Aquele gigante estava dando um recado claríssimo ao mercado. Ele definia que seus parceiros deveriam ter política e operação favoráveis ao Meio Ambiente.

Mas e o saudável? Porque estaria expresso na frase? Simplesmente porque respeitar o Meio Ambiente significa tornar a vida mais saudável.
A Coca Cola investe em embalagens retornáveis. Canudos plásticos estão proibidos em alguns locais. O uso do tabaco é perseguido. Sacolas plásticas são satanizadas.
A indústria alimentícia responde e caminha na mesma direção. Produtos são lançados sem glúten, sódio, açúcar, lactose. O uso de aditivos químicos é repensado.

Um fabricante especialíssimo para ser citado é o nosso parceiro Seu Divino. Seus petiscos e snacks fazem parte de nosso cotidiano e é presença obrigatória na nossa “Mochila de Sobrevivência”, no quesito alimentação (leia a matéria).

Mas e a alimentação feita fora de casa? Prato pronto não tem rótulo, cardápio não relaciona os ingredientes.

Numa história maravilhosa (… leiam mais a frente…) de superação, abnegação, Ana Montanaro mudou radicalmente de vida, enveredou na gastronomia objetivando uma cozinha Saudável, Integral, Natural, Orgânica.

Essa trajetória começou em 1970, sempre foi relevante, com inúmeros dados a serem destacados. Alguns dados biográficos estão em outro tópico, e o que mais interessa é que hoje ela nos recepciona no Mami Bistrô.

 

A Radical mudança de vida

Uma mãe peregrinando por consultórios médicos buscando minimizar  os problemas de saúde de seu filho que padecia com um refluxo intenso. Ela toma contato com a culinária macrobiótica e descobre a solução dos problemas. Alimentação orgânica e carinho de mãe. Abandona sua carreira profissional e passa a se dedicar exclusivamente a aprender e praticar a alimentação orgânica. O garoto tem seu problema de saúde resolvido e o mundo ganha uma perseverante estudiosa de uma alimentação saudável. Além de assessorar empresas e ministrar cursos, a chef Ana nos presenteia com o Mami Bistrot (… ela prefere usar a grafia francesa) uma casa pra se alimentar bem e para se refletir sobre nossa postura frente o universo.

 

Cako Machini
Cako Machini
Desde 1953 também responsável pelo mundo que vivemos. Publicitário, marqueteiro, empresário. Criativo, amante das artes. Resolvido a viver o Outono de sua Vida junto a natureza, priorizando as palavras e as viagens.

1 Comment

  1. […]           Mami Bistrot & Café – Comida Integral, Natural, Orgânica […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *