A Mochila de Sobrevivência

Prelúdio par ninar Gente Grande
11 de fevereiro de 2016
Vem transgredir comigo.
11 de fevereiro de 2016

A Mochila de Sobrevivência

Mochila de Sobrevivência

Mochila de Sobrevivência.

Você que gosta de nosso estilo de viajar, que passou a dar a mesma importância para o Caminho do que para o Destino. Você que entendeu que é preciso curtir um Roteiro, que não se deve ter pressa de chegar, preste atenção nessas dicas sobre bagagem e preparo do carro.

Você vai encontrar ótimas matérias de especialistas sobre como arrumar suas malas. Dicas de o que e quanto levar. Tudo isso é muito importante principalmente para quando se viaja de avião. Principalmente agora que as “ortoridades” liberaram a cobrança sobre as bagagens transportadas. Será recomendado que você compre uma sacola que embala suas roupas a vácuo. Você saberá das vantagens e desvantagens de enrolar suas peças……

Mas no nosso estilo de viagem a maioria dos deslocamentos é feitas de automóvel. Insistimos que damos a mesma importância ao Caminho do que ao Destino. Nessas condições Conforto e Bem Estar são fundamentais.

Além da bagagem convencional você deve ter muito a mão tudo que você precisará, pode precisar e consumirá o percurso.

Já me esqueci desde quando temos no carro, a sempre indispensável e tantas vezes salvadora “Mochila de Sobrevivência”. Aliás ela nunca sai do carro, contém itens fixos. Nada de ficar catando coisas pela casa na última hora.

Vejam seu conteúdo

                        Higiene

Temos um nécessaire com: Escovas de dente, pasta, xampu, condicionador, sabonete, hidratante, protetor solar, pente, toquinha de banho e lixa de unha. Tudo em pequenos frascos.

                        Primeiros socorros

Água oxigenada, band aid, colírio, aspirina, álcool gel e vinagre*.

                        * Vinagre é um ácido. É perfeito para qualquer tipo de higienização e principalmente resolver qualquer problema com insetos.

                         Utilidades

Tenho um super Canivete Suíço, um pequeno estojo de ferramentas (encontrado em qualquer Xing-Ling). Alguns pratos e copos descartáveis. Talheres (de metal). Duas capas plásticas de chuva. Dois benjamins elétricos. Um carregador de celular. Várias sacolinhas plásticas.

                        Roupas e acessórios

Uma toalha de banho, dois panos de prato, um pano para limpeza. Chinelos,  bermudas e camisetas.

Lógico que se alguma coisa precisar ser limpa, lavada, isso é substituído. Lógico também que ter no carro essa mochila com esse conteúdo não isenta você de ter na bagagem outro nécessaire com itens de higiene, outro estojo com remédios e medicamentos, etc.

A idéia básica da Mochila de Sobrevivência é que a qualquer hora, em qualquer dia você está preparado. Não para um contratempo, mas para uma aventura. Você pode ir para a praia, para a casa de algum amigo, sem precisar pensar em nada.

Que fique registrado que em nosso carro constam permanentemente outros itens. Levamos sob o banco do motorista um cobertor. Junto ao estepe várias cordas e cordões e alguns sacos bem grandes, nunca se sabe o que se vai achar ou comprar pelo caminho.

Pense bem: Com a Mochila de Sobrevivência estamos preparados para qualquer situação de imprevisibilidade e repetimos, para qualquer aventura. 

__________________________________________________________________

Saúde e Resistência

Conceitos

Quando você está determinado a dirigir algumas horas, ou muitas horas é preciso tomar alguns cuidados para esse prazer não se tornar um problema.

– Nunca deixe de parar em alguma coisa interessante que você encontrar.        

– Determine-se, realize uma parada a cada 100/120 Kms. Saia do carro estique as pernas…………. Mudar a posição do corpo é fundamental.

– Hidrate-se com frequência.

– Não passe longos períodos sem se alimentar. O ideal é você “petiscar” com frequência.

– Não viaje com nenhum desconforto. Se a roupa não está adequada (quente, frio, apertada) troque.

– Dor de cabeça, estômago, cansaço, sono, reaja imediatamente.

___________________________________________

Além da mochila de sobrevivência são personagens fixos de cada viagem uma conservadora térmica e uma sacola de alimentos

O que consumir

                Bebidas

Não interessa se você é tarado em cerveja. Essa não é a hora de beber. Aliás, ninguém no carro deve beber algum tipo de álcool.

Café vai muito bem, mas muito café causará desconforto.

Não gosto de tomar energéticos. Condeno o consumo exagerado e desnecessário de cafeína e açucares.

Água de Coco. Hidrata, nutre, é saboroso, tem pouco sódio, pouco açúcar e carboidratos de fácil digestão.

Os eletrólitos presentes na água de coco, como o magnésio e potássio, também são responsáveis por reduzir o cansaço, diminuir o estresse e manter os músculos relaxados. O magnésio atua diretamente no sistema nervoso ajudando as pessoas a relaxarem, além de ajudar a produzir a serotonina – hormônio que cria a sensação de bem estar.

Em resumo consumindo Água de Coco além de hidratar você estará obtendo os seguintes resultados.

            – Menos cansaço e estresse

            – Facilita digestão

            – Cérebro e sistema nervoso na potência máxima.

          

  Comida

A ideia é petiscar. Não gostamos muito de sanduíches, frituras, alimentos mais pesados ou comidas que deem “trabalho”, ou façam sujeira. Ter intervalos para as refeições é perfeito e servem como descanso.

Os alimentos que levamos para serem consumidos durante o percurso são: Maças, e potes com castanhas (do Pará e Caju) e queijinho Polenghi são o básico. Barrinhas de cereais e biscoito de polvilho concluem o cardápio.

Entendemos que esse menu é bem equilibrado entre o saudável, o prazeroso e até mesmo o tradicional. A Beth diz nunca na vida ter viajado sem consumir biscoitos de polvilho.

Alguns dias antes da viagem passamos um supermercado compramos um fardo de água com gás (sempre adorei), uma caixa de água de coco, os pacotes de biscoito, uma caixa de barrinhas de cereais e a caixa de polenguinho.

Numa das freqüentes idas ao Empório do Arroz Integral (Av. Mercúrio, Gasômetro), (http://emporiodoarrozintegral.com.br/ ) um ótimo lugar onde é possível comprar coisas incríveis no sistema granel, levamos um estoque extra de castanhas, e estamos preparados para a estrada. 

 

 

1 Comment

  1. Camila Torres disse:

    Ótimas dicas! Vou adotar essa “mochila” também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *