Guararema
10 de setembro de 2017
Pousada Bosque dos Beija Flores São Tomé das Letras MG
Pousada Bosque dos Beija-Flores, São Tomé das Letras – MG
3 de novembro de 2017

Morretes

Morretes PR

           Considero ótimo quando se tem na mesma viagem condições de estar em lugares que ofereçam coisas diferentes. Variação sempre soma no resultado da sua satisfação.

            Fizemos valer esse conceito quando planejamos o roteiro por praias de Santa Catarina. Estivemos em Itapema, Camboriú, Penha, Piçarras. Desse ponto, seguindo pela BR 101, ou 116 sairíamos em Curitiba e esse seria um trecho “sem graça”. Optamos por seguir para Paranaguá e chegarmos a Morretes.

            Nossa intenção maior era subir a Serra da Graciosa. Esse é um passeio imperdível (veja a matéria sobre essa maravilhosa estrada).

            Morretes é uma cidade bastante antiga e a Estrada da Graciosa é classificada entre as mais românticas, deslumbrantes, fascinantes, floridas, estradas do Brasil.

            A Estrada da Graciosa foi a primeira e permaneceu muito tempo sendo a única estrada pavimentada do estado do Paraná. Ela liga a região da capital do estado, Curitiba com o litoral. O trecho de serra acaba em Morretes. Cidade que no passado era a referência comercial da região. Desse período áureo sobraram vários casarões interessantes e bem conservados.

            Senti em Morretes uma atmosfera bem parecida com Paraty. Paraty tem um centro histórico muito maior, meu comentário é sobre a aura, sobre a atmosfera.

            O ciclo do Ouro foi vital para Paraty. O ciclo da Erva Mate fez prosperar Morretes. Vejam, em 1823 foi construído, inteiramente em madeira um Theatro (essa era a grafia da época). Na mesma época, também em função de outro forte ciclo econômico se construía em Manaus o Theatro Amazonas. Adoro Teatro, por isso fico bem a vontade para dizer que construir teatros em locais isolados e com poucos habitantes, era sim uma extravagância, na verdade uma esnobação. 

            O Rio Nhundiaquara corta o centro da cidade. Felizmente nenhum administrador idiota resolveu “acertar” o rio que corre de maneira bem tranquila e natural ladeado por uma área verde bem interessante. Duvido que você não queira ficar algum tempo vadiando na beira desse rio.

Comes & Bebes

            Morretes tem fama de ter boa gastronomia, e tem sim vários restaurantes interessantes em termos de culinária. Vários oferecem também uma vista para o Rio Nhundiaquara que se transforma num prazer a mais.          

            A cidade entende que é a capital mundial do Barreado e defende que não se pode estar em Morretes sem experimentar o verdadeiro e melhor Barreado do planeta (opinião dos morreteanos). Barreado é um tipo de pirão feito com carne bovina, farinha de mandioca, temperos e incrementos conforme o chef que está no comando. Esse é um prato oriundo da cultura dos Açores.

            A região de Santa Catarina recebeu um razoável contingente de imigrantes vindo dos Açores. Essa migração patrocinada pelo governo português no século XVIII visava resolver uma situação de miséria e falta de oportunidades que havia no arquipélago e aumentava a ocupação portuguesa no sul do Brasil, uma região onde sempre havia em litígio com os espanhóis.

            Explicar o termo Barreado, como tudo em cultura popular, tem algumas versões. Uns explicam que a carne (normalmente músculo bovino) é cozida por tanto tempo se desintegra e assim imitando a terra quando se mistura com água, forma um Barreado.

            Alguns restaurantes fazem um ritual que é no mínimo temeroso. Dizem que uma tradição açoriana é colocar o Barreado no prato e virá lo de cabeça para baixo. Se não cair, se o Barreado não se desgrudar é por que está bem feito. A questão é que isso é feito sobre a cabeça do cliente. Resumindo, se o cozinheiro for mal, quem paga o pato, ou o mico é o cliente.

            Outros dizem que Barreado é o nome de uma mistura de farinha e água usado para vedar a panela onde esse longo cozimento irá se dar.            

            Ainda na questão gastronômica, Morretes oferece muitos produtos fabricados a partir da Banana. Cachaça, geleia, balas, etc…

_________________________________________________________

Entrevero

Gostou de conhecer a história do Barreado. Conheça a história do Entrevero, um prato ótimo preparado a partir de Pinhão, carnes e pimentões, típico da Serra Catarinense. Não deixe de copiar a receita.

________________________________________________________________

Restaurante Casarão          

  Visitamos e recomendamos o Restaurante Casarão. Localizado no centro histórico oferece bom atendimento, uma vista muito agradável e uma culinária que sustenta a boa fama da gastronomia de Morretes. Permanecemos pouco mais de duas horas no Casarão, isso significa que existia harmonia para ser apreciada.                         Restaurante Casarão,     * clique no título e leia sobre esse encantador restaurante                                           Largo Dr. José Pereira dos Santos, 25 – Centro Histórico  

_________________________________________________________

Nosso trabalho é sobre o verdadeiro Turismo da Terceira Idade. Turismo para Maduros. Turismo para maduros descolados. Um Turismo Racional que considera os interesses, objetivos, condições e disponibilidades dos Maduros. Fugimos dos modismos, dos destinos e atrações previsíveis. Buscamos as coisas curiosas, as coisas típicas, excêntricas. Queremos conhecer a alma, a atmosfera a beleza singular de tudo e de todos.

__________________________________________________________

Bromélias

            Morretes e a região da Serra da Graciosa estão num trecho privilegiado e preservado da Mata Atlântica (reserva da biosfera reconhecida pela UNESCO). Essa maravilhosa condição cria uma situação incrível de diversidade. A quantidade de espécimes vegetais diferentes que você vê, é enorme. Bromélia, então…….. quantas. Estão abundantemente em toda parte. Nunca estivemos num local com tanta fartura dessa coisa maravilhosa. Somos apaixonados por bromélias.

 

 Aconchego

            Outra ótima surpresa foi ter encontrado a Pousada Bella Morretes. O proprietário era um visitador da região que acabou se apaixonando pela cidade, que acabou vindo residir na região. Insistiu e conseguiu comprar um casarão no centro histórico e criou uma pousada incrível.

Pousada Bella Morretes                                                   * Clique e conheça melhor sua melhor opção de hospedagem em Morretes

Rua Cel. Rômulo José Pereira, 21 – Centro histórico Morretes PR                                             (041) 3462-1121                                                                             http://www.pousadabellamorretes.com.br/                                                                                                    

 

Ferrovia da Serra do Mar

           A ligação ferroviária Curitiba – Paranaguá, é tida como uma das mais lindas do mundo. É também uma referência em termos de desafio de engenharia. Finalizada em 1885 para na época impulsionar a economia da região e facilitar as exportações, é hoje um ponto quase obrigatório de conhecimento para pessoas sensíveis que amam a natureza e os prazeres do turismo. 

 Repetindo o que disse na matéria sobre a Serra da Graciosa, farei esse percurso ferroviário muito em breve. Esse tipo de coisa não pode ser deixado pra trás.

 Os verdureiros do asfalto

            Repetimos que “O Caminho pode ser tão interessante quanto o Destino”. Seja observador, esteja aberto para o inusitado. 

            Reparei que ultrapassamos um ônibus não muito convencional. Parei o carro, deixei o ônibus passar, fui atrás, mandei parar e fomos conversar com o verdureiro da região. Vocês já viram esse tipo de comercio?  Eles nos contaram que trabalham dessa forma a mais de 10 anos. Os bancos do ônibus foram retirados, no espaço foram montadas “gôndolas” onde são expostas frutas e verduras.

            Adoro conhecer gente simpática pelos caminhos da vida.

Pitoresco, excêntrico ou descuidado

A cidade é arrumadinha, limpa, mas esse posto de informação turística intriga. Fomos informados que esse estrago foi motivado por uma tempestade. Mas foi dito também que isso ocorreu há vários anos.  – Seu prefeito, afinal, qual o motivo do município manter justamente o posto de informações com esse estranho detalhe arquitetônico.  

 

Morretes

       

Bromélias

         

Pousada Bella Morretes

        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *