Podemos chamar de Milagre

São Sebastião
6 de dezembro de 2019
Marido de Aluguel
15 de dezembro de 2019

Podemos chamar de Milagre

Real Aerovias – Redes Estaduais Aéreas Ltda., foi fundada em 1945. Foi a primeira companhia de aviação brasileira com porte e relevância. Chegou a ter uma frota de 117 aeronaves, cobria boa parte do território nacional. Voou para o exterior tendo linhas regulares para os USA e para o Japão. Era a grande referência na década de 1950. Em declínio foi absorvida pela Varig em 1960.

Esse episódio da sua aeronave ter pousado na água, acabou entrando para a história da aviação mundial pelas suas peculiaridades.

O voo seria Congonhas – Miami com escala no Rio de Janeiro. Com aproximadamente 30 minutos de voo um dos motores pegou fogo.

A primeira incrível coincidência foi o fato de quem estar ocupando o assento ao lado da asa onde o motor se incendiaria, era um copiloto da própria Real.  Foi ele quem informou o comandante sobre o incidente e quem reportava a situação, pois da cabine de comando a visão sobre o ocorrido era impossível.

O motor, conforme previsto no projeto da aeronave, soltou-se da fuselagem e caiu, porém avariou um dos estabilizadores.  

A feliz ideia de pousar sobre a água com o trem de pouso recorrido evitou um impacto desastroso no solo, impediu a explosão dos tanques de combustível alocados exatamente dentro das asas da aeronave. O pouso se deu na Praia da Baleia, em São Sebastião SP.
Na medida das circunstâncias, foi um pouso suave, o avião ficou boiando e todos os ocupantes, protegidos por seus coletes salva-vidas, puderam sair da aeronave pelas saídas de emergência existentes sobre as asas.


Lembrando da precariedade dos transportes nessa época, ( a Rio-Santos não estava nem mesmo projetada) foi necessário deslocar um barco cargueiro do porto de São Sebastião (+- 30 Km) que recebeu os ocupantes da aeronave levados a ele em barcos ( a remo) de pescadores. Esse cargueiro foi para Santos onde um ônibus levou os resgatados para São Paulo.

Um único passageiro entrou em pânico, surtou e desobedecendo as instruções saiu de seu assento provocando ferimentos nele e em um tripulante que tentava conte-lo. Essa pessoa era exatamente Linneu Gomes, o fundador da Real Aerovias.

Vejam que incrível. Um avião da FAB sobrevoando o local avistou o avião sobre a água. Esse avião fez um pouso na faixa de areia da praia e colaborou no resgate. Francamente, essa é uma história quase ficcional. Vale a pena conhecer mais detalhes.

Cako Machini
Cako Machini
Desde 1953 também responsável pelo mundo que vivemos. Publicitário, marqueteiro, empresário. Criativo, amante das artes. Resolvido a viver o Outono de sua Vida junto a natureza, priorizando as palavras e as viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *