Pousada Velho Chico

//Pousada Velho Chico

Pousada Velho Chico

 

Pousada Velho Chico. Quem decidiu visitar a Serra da Canastra e começa definir seu local de hospedagem, olha no mapa e verifica existiram várias pousadas localizadas ao longo da estrada que margeando o trecho inicial do Rio São Francisco. Como não existe nenhuma cidade de grande ou médio porte, a proposta de hospedagem fica focada numa convivência direta com a região, com a terra.E ai a busca fica voltada para algum local que tenha a rusticidade, a essência desse interiorzão.

Pousada Velho Chico

 

Encontramos essa indicação, abrimos o site e nos encantamos. Pousada Velho Chico é na verdade um pouco mais do que típica propriedade rural. La tem roça, se planta café, milho. Tem galinha ciscando solta no terreiro. Tem cavalo pastando perto da casa. E tem o Rio São Francisco passando ali no fundo do quintal.

Nada é exatamente formal como em um estabelecimento hoteleiro. Lá se faz o Turismo Rural na acepção exata do termo. A rotina da fazendola corre normalmente e você se acomoda em um dos oito chalés disponíveis.

Quando se visita a Serra da Canastra é quase que obrigatório passar na cidade de Capitólio (MG). O lago de Furnas não deixa de ser um produto da Serra da Canastra. Vá conhecer canyons incríveis. Em Capitólio prefira se hospedar no centro da cidade (leia a matéria e entenda melhor). Nossa preferência é o Hotel Minas Tour.

A propriedade fica na área de amortecimento da Serra da Canastra. Explicando melhor. A Serra da Canastra é uma área inteiramente protegida. E no entorno de toda área protegida existe uma área com muitas restrições de ocupação que visam minimizar os impactos do progresso nas áreas protegidas.

A Pousada Velho Chico é na verdade o núcleo central das terras do desbravador do lugar. A região era chamada de Região do Misseno. Misseno Modesto de Castro o homem que descobriu uma jazida de diamantes no lugar, motivo inicial do povoamento da região.

Vargem Bonita, município mais próximo, tem hoje pouco mais de 2000 habitantes. Sua população no início do século XX superava 10000 pessoas,  tudo em função do garimpo.

Adriano, gestor da pousada, que também é guia credenciado de Turismo na região, e sua pioneiríssima família na verdade tocam a fazenda com suas roças, seus plantios, seus animais, e sua afamada produção de Queijo Canastra. A Pousada está inserida nesse ambiente, dessa forma estar na Velho Chico é estar inteiramente integrado a vida da região.

Se estamos visitando um lugar queremos nos integrar a esse ambiente. Não observar, mas interagir, vivenciar o lugar a cultura…

Existem muitas ótimas pousadas nesse entorno da Serra da Canastra, mas a opção pela Pousada Velho Chico, foi muito feliz. Gente da terra, que ama e cultua o lugar que nasceu. Que tem na voz o sotaque, o tom da terra.

A Pousada Velho Chico, é isso, uma família pioneiríssima da região que abre simpaticamente um espaço hospitaleiro pra quem quer conhecer a Serra da Canastra.

E você visitante, irá ganhar mais ainda a simpatia desse povo sorridente, quanto você verdadeiramente estiver interessado nos encantos do lugar.

Tudo muito simples. Tudo muito ótimo. Meu português pode não ser o melhor, mas reflete exatamente o que se recebe dessa família.

Essa família está ali desde os tempos que o lugar era área de garimpo. Ajudou na implantação do Parque da Canastra. Tem atividade rural normal, tem galinha solta no terreiro, se locomove dentro da propriedade a cavalo, cultiva na terra o básico de seu consumo. Tem um pequeno rebanho de gado Jersey   (o gado mais adorável do planeta) e produz Queijo Canastra com o leite que ordenha.

A Pousada Velho Chico não oferece piscina, sauna ou nenhum outro equipamento de lazer. Assim a atenção de todos fica focada (isso pesou muito na nossa escolha) naquilo que é genuíno da própria terra. Os cavalos da propriedade estão sempre a disposição, os cães, convidados ou não, serão companheiros em todas as andanças que você realizar.

Nossa rotina (em qualquer canto do mundo) é sair da cama as 6:00 H. Como a pousada está inserida numa fazenda, as rotinas começam ainda mais cedo. O nascente e o poente do sol na região, tendo a Serra da Canastra por cenário, são maravilhosos.

Vá até o curral, assista e participe da ordenha. Acompanhe o caminho do leite, vá pra queijaria e compreenda a rotina de produção do queijo. Não se acanhe de perguntar, eles todos são solícitos e adoram quem se interessa pelas coisas que eles tanto valorizam.

Adriano tem um hábito incrível, adora conversar, é fascinado em

contar as coisas da região. E isso fica evidente na sua linguagem corporal. Ele chega perto de uma janela, apóia um dos braços, dá descanso para uma das pernas, nessa postura ele está pronto para contar coisas incríveis e recomendar os melhores pontos de visitação da região.

Grande Adriano, sitiante, que já exerceu e é filho e neto de garimpeiros. Que se tornou (também) empresário, que já foi vereador, que se orgulha de estar formando um filho engenheiro, e mais do que tudo é um entusiasta da região da Canastra.  

Pousada Velho Chico                                                                                                            Estrada Vargem Bonita / Casca D’Anta, km 05 
   (37)3435-1212
   (37) 9 9929-0110 
   (37) 9 8816-5797 (w)
   pousadavelhochico@yahoo.com.br

 

2018-11-28T14:07:57+00:00

Sobre o Autor:

Deixe um Comentário