A realidade das instituições brasileiras

O velho Anarquista e o golpe de 2016
31 de agosto de 2016
Cadê o meu chaveiro?
5 de setembro de 2016

A realidade das instituições brasileiras

Esta é a nossa realidade, uma figura velha na pior acepção do termo. Faltam-lhe dentes, vigor, postura. Sua visão é reduzida, sua resistência é nula. Está fantasiada como Justiça, mas poderia ser o retrato de qualquer outra instituição.

Já vivi 64 anos, vi muita coisa, mas o Brasil que vejo hoje é o pior cenário possível. Não estamos no fundo do poço, estamos no meio da ladeira, sem alternativa. Não temos freios morais nem administrativos.

Analisar fatos consumados é facílimo, e inútil. Mas que pena, que pena mesmo que junto com o maravilhoso país que o presidente Lula nos legou não tivesse dado ele a sociedade mais formação política.
Ele foi um recordista em Educação, na criação de universidades, no acesso à cultura. Repito mas que pena que ele não tenha forçado a mão na questão da Cultura política. Se tivesse assim agido, não sei se estaria vivo, se o teriam deixado governar……..

Insisto na tese do “bicho de goiaba”, onde uma classe média burra transvestida de elite, com a barriga bem cheia resolveu criticar detalhes. E ai, não seduzida, mas violentada, foi usada por “elites” muito mais burras, porém muito mais ricas.

Sem mudanças estruturais nem ressuscitando, Jesus, Gandhi ou Buda, esse país será bem governado.
Os parlamentares que ai estão, são brasileiros e não marcianos. São o que são porque o sistema permite. O sujeito hoje pode se reeleger quantas vezes quiser e depois deixar o filho comandando a Capitania Hereditária que criou numa cadeira parlamentar. Continuísmo, a praga maior!

“O poder emana do povo”……… A Constituição é lindamente escrita, mas por que o povo não pode exercer esse poder? Tente processar um Juiz. Peça o mandato de um deputado de volta. Remédio? Participação popular! Precisamos de Conselhos Externos de auditoria e ouvidoria em qualquer esfera de comando da coisa pública.

A sociedade não pode aceitar que façam por ela. Tem que exigir que façam com ela …………Transparência é fundamental.

Nas condições atuais a velhota das nossas instituições tomará um tombo enorme e quebrará o fêmur. Infelizmente, quebrará sim!

Cako Machini
Cako Machini
Desde 1953 também responsável pelo mundo que vivemos. Publicitário, marqueteiro, empresário. Criativo, amante das artes. Resolvido a viver o Outono de sua Vida junto a natureza, priorizando as palavras e as viagens.

6 Comments

  1. Geraldina Andalécio Batista disse:

    Coerência e lucidez fantástica. É isso mesmo que descreveste tão bem, que vive nossa Pátria amada. Somos vítimas de uma elite burguesa sem noção. Facista e burra.
    Só com a imediata volta da democracia, podemos evitar a tragedia anunciada pelos togados e juizecos partidários e termos a chance de não despencar ladeira abaixa.

  2. Moacir Soledad disse:

    Quem é o autor?
    Simples e esclarecedor.

    • Cako Machini disse:

      Todo conteúdo do site é de minha autoria, Cako Machini.
      Agradeço o conceito. Gostaria de continuar contando com sua presença. Adoro receber comentários e sugestões.
      Abraços

  3. Debora disse:

    Texto conciso , direto , bem redigido . UM Raio X com excelente imagem a n ossa realidade atual.

  4. […] assim bem humorados, baseados na cultura Non Sense, mas sem perder a profundidade necessária. Leia Realidade, Cadê o meu chaveiro e As virgens e a […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *