Santo Antonio de Lisboa

//Santo Antonio de Lisboa

Santo Antonio de Lisboa

Santo Antonio de Lisboa, bairro bucólico de Florianópolis. Um dos primeiros pontos a serem habitados na ilha. Paz, visual, ostras e o mais impressionante por do sol da ilha.

São várias Florianópolis. Tem pra todo gosto. Quem chega vindo do continente no final da tarde, se assusta com o caos do rush. Na sequência amplas avenidas mostram progresso. Mas quem gosta de curtir a vida, quem busca descobrir o encanto das coisas deve estar de olhos bem abertos para conhecer as várias Florianópolis que se apresentam. Hoje, falaremos de uma Florianópolis primitiva, colonial, pacata… Santo Antonio de Lisboa.

 

O lugar, no século XVIII recebeu levas de imigrantes açorianos e tinha o nome de Nossa Senhora das Necessidades. O conjunto arquitetônico que resiste atestando esse período é pequeno, mas muito simpático. Seus poucos quarteirões devem ser percorridos com muita atenção.

Santo Antonio de Lisboa, um bairro do lado interno da ilha de Florianópolis voltado para o continente. Esse mar calmo proporciona

 

condições ideais para criação de ostras. Você olha para a água, vê muitos barcos pesqueiros e avista também formações com pilastras alinhadas que sustentam grandes “gaiolas” que servem para conter as ostras em formação. É curioso, é rude, mas funciona muito bem.

Sendo o distrito um centro produtor de ostras, é claro que essa iguaria é encontrada facilmente nos bares, restaurantes e quiosques.

Ostra tem fama de ser alimento afrodisíaco. A fama vem do fato que ostra tem alto teor de Zinco, que promove a produção de testosterona. OK?

Junto com Sambaqui e Cacupé, Santo Antonio de Lisboa forma a Rota Gastronômica do Poente. Pela posição geográfica do lugar pode-se apreciar um por do sol impressionante. Defendem seus habitantes que ali se dá o mais incrível por do sol de toda Florianópolis. Juntando o oportunismo e a conveniência, você tem uma orla com muitos agradáveis bares junto ao mar de onde se pode apreciar o afamado por do sol, se fartar com as ostras, mariscos e receitinhas de peixe e saborear a tão oportuna cervejinha.

Santo Antonio de Lisboa é passeio para no máximo um dia. É um ponto imperdível de Florianópolis, mas um dia basta. Chegando no início da tarde estará de ótimo tamanho. Providencia número zero, pare o carro e percorra o distrito a pé. Caminhe com olhos espertos observando o casario, a forma generosa de como seus moradores cultivam plantas e flores, seja paciente e curioso quando encontrar alguma rendeira. A renda de Bilro, uma tradição açoriana é artigo típico da região.

Se for final de semana a feirinha montada na Praça Roldão da Rocha Pires irá lhe mostrar, além de artigos de renda, artesanato em madeira e muita coisa feita a partir de cascas de ostras e mariscos.

 

Nessa praça, hoje interditada para veículos, existe um trecho preservado daquela que foi a rua que recebeu o primeiro calçamento de do o estado de Santa Catarina.

Visite a pequena mais exuberante igreja de N S das Necessidades, construída por volta de 1750 é um dos destaques da arte barroca do sul do país.

NS das Necessidades, já dissemos foi o primeiro nome dessa vila. Dona Clara Manso de Avelar foi a pessoa que doou terras para a construção da igreja e financiou boa parte dos trabalhos. Ela era fervorosa devota de Santo Antonio de Lisboa e a esse foi confiado o ponto mais alto do altar mor. Para NS das Necessidades foi destinado um nicho inferior do lado esquerdo. Desde sempre a comunidade perpetuou o hábito de cultuar igualmente esses dois    padroeiros.

Confira na Internet o horário do por do sol do dia da sua visita. Esse é um encontro marcado com sua sensibilidade.

Temos uma verdadeira paixão pelo por do sol. A Beth instituiu (ainda bem) esse ritual. Onde estivermos será feita uma parada e o cerimonioso momento do crepúsculo será apreciado.

Chegou a hora, decida-se por um dos bares, acomode-se peça sua cerveja, escolha um pratinho vindo do mar e seja sensível.

____________________________________________________________________________

Essas cidades praianas e bucólicas são sempre um encanto. Não deixe de conhecer Cananéia (SP), a primeira cidade fundada no Brasil. E já que você está pertinho conheça Iguape(SP), outra pérola da nossa história.

_______________________________________________________________________

Santo Antonio 

Considerado o mais popular entre os santos, Santo Antonio viveu na virada entre os séculos XII e XIII. Nasceu em Lisboa, filho de família nobre com o nome de Fernando Bulhões. Ingressou na Igreja pela Ordem Agostiniana. Quando conheceu a severidade dos Franciscanos, fez seus votos adotando o nome de Antonio.

Sua grande aptidão sempre foi a eloquência. Era um pregador carismático. Suas falas sempre atraiam muitas pessoas.

Foi contemporâneo de São Francisco de Assis de quem recebeu a incumbência da formação dos frades da irmandade. Após a morte de Francisco foi Antonio quem representou junto ao Papa Gregório IX a formação da Ordem Franciscana.

Antonio morreu na cidade italiana de Pádua. Quando dizemos Santo Antonio de Lisboa, ou de Pádua, estamos falando sobre a mesma pessoa. A veneração a esse pregador iluminado era tão grande que as duas cidades sempre brigaram pela primazia de ter Antonio como seu filho.

          

       

           

 

2018-11-28T13:22:19+00:00

Sobre o Autor:

Deixe um Comentário