Serra do Rio do Rastro

/, Destinos/Serra do Rio do Rastro

Serra do Rio do Rastro

 Assombrosa, fantástica, incrível, espetacular, temível. Os adjetivos são fartos e justificáveis, afinal 250 curvas em somente 8 Km não poderiam gerar coisa diferente. A Serra do Rio do Rastro é o tipo de percurso que você terá como troféu.

A Serra do Rio do Rastro é desafiadora e sedutora. No meu conceito essa é a melhor conceituação. Quem lê, quem vê fotos dessa estrada fica entusiasmado para conhecê-la. Quando você se aproxima dela fica colocado um desafio. E quem como nós adora viajar, adora estrada, não se contenta enquanto não se embrenha naquele traçado. Resolvemos a questão da ansiedade da maneira mais simples. Descemos a serra, curtimos tudo que tínhamos direito e fizemos o trajeto no sentido inverso para ter certeza que não estávamos deixando nenhuma emoção por curtir.

Iguape - Estrada para IcaparaÉ mais do que natural que quando você se posiciona no mirante e observa a realidade  inigualável daquele sinuoso traçado, lógico que você se pergunta sobre o grau de dificuldade e periculosidade da pista. Em fração de minutos a visão ficou inteiramente encoberta, claro estávamos na mesma altura das nuvens. E garoou. Agora tínhamos também outro componente a ser avaliado, pista molhada. 

Não sou o melhor piloto do mundo, mas me garanto. A questão toda foi resolvida na confiança que temos na Duda. Carro estável, forte, que oferece uma ótima visibilidade ao dirigir. Duda está sempre com pneus em ordem, calibragem adequada, manutenção em dia. Um conjunto mecânico como esse merece estar muito bem para que você possa usufruir ao máximo o conforto, a segurança e a força que ela oferece. Obrigado Duda, a confiança em você nos permite curtir aventuras como essas com tranquilidade.   

Cansamos de repetir uma “corujosa” lembrança (lembrança de avós corujas). Nossa netinha do alto da sabedoria e expondo toda sua emotividade, quando passávamos de carro perto de um barranco, disse um dia… Puxa, que picipiciu. 

E foi assim que descemos e subimos, vendo picipicius, muito próximos de nós.

O pavimento da Serra do Rio do Rastro, na sua maior parte é feito em concreto, e você observa que foram feitas aquelas ranhuras típicas de pistas de aeroportos (veja a foto). Leitura imediata, essa pista com chuva ou garoa forte não deve ser fácil. E na verdade não é fácil de maneira nenhuma. É uma ótima experiência, mas é preciso ter muito braço e requer muita atenção se você estiver interessado em contar sobre essa aventura para outras pessoas. 

Bom Jardim da Serra, essa é a cidade que não pode deixar de ser visitada quando se quer conhecer a Serra Catarinense. Dessa minúscula cidade pode-se percorrer a Serra do Rio do Rastro. Conviver numa região onde a Mata Atlântica é exuberante. Seu terreno extremamente acidentado cria locais praticamente inacessíveis ao homem o que concorre para uma fauna populosa e variadíssima. Desse ponto também é possível conhecer extraordinários cânions. Anote, Ronda, Laranjeiras, Funil, Itaimbezinho. Não economize paradas. Com o carro em movimento tudo é lindo, mas somente quando descemos do carro é que estamos verdadeiramente vivenciando aquele ambiente.

Você já viu e verá lindíssimas paisagens, mas um cânion não se encontra a toda hora.       

 

  ______________________________________________________________________________                 Não deixem de assistir esse vídeo  https://www.facebook.com/serra.catarinense.brasil/videos/2278638452371306/

______________________________________________________

Nosso trabalho é sobre o verdadeiro Turismo da Terceira Idade. Turismo para Maduros. Turismo para maduros descolados. Um Turismo Racional que considera os interesses, objetivos, condições e disponibilidades dos Maduros. Fugimos dos modismos, dos destinos e atrações previsíveis. Buscamos as coisas curiosas, as coisas típicas, excêntricas. Queremos conhecer a alma, a atmosfera a beleza singular de tudo e de todos.

_____________________________________________________

Serras                                                                                                                                                                                                               Quem planeja conhecer a Serra do Rio do Rastro, está muito próximo e não pode deixar de conhecer o triângulo do frio e visitar São Joaquim, Urupema e Urubici (a mais encantadora). Visitando Urubici, por nenhum motivo deixe de fazer a aventura de subir o Morro da Igreja, o mais frio lugar que já estive.                Não deixe de experimentar as emoções da Serra do Corvo Branco.                                                                          E em se tratando de beleza, o percurso da Serra da Graciosa é disparado o mais lindo do Brasil.

 

 

2019-01-01T19:21:11+00:00

Sobre o Autor:

4 Comments

  1. Leda Lucas 13 de agosto de 2017 at 00:00 - Reply

    Que foto é esta da serra?!!! É sua? Demais.

    • Cako Machini 13 de agosto de 2017 at 11:21 - Reply

      Não, essa foto não é de nossa autoria. Não tivemos a graça de um momento tão afortunado. Um dos meus objetivos
      é arrumar um “patrocínio” alguma empresa que nos ensine, nos aprimore em técnicas fotográficas. A contrapartida seria
      somente publicarmos fotos autorais.

  2. Geraldina Andalécio Batista 20 de setembro de 2017 at 13:06 - Reply

    Nossa…..muito bacana. Nada melhor do que poder cutir a natureza e registrar tudo de tão pertinho. Parabéns. Sucesso!!!!

    • Cako Machini 20 de setembro de 2017 at 14:03 - Reply

      Andar pela Serra do Rio do Rastro, ou pela Serra da Graciosa, são vivências emocionantes. E elas atestam textualmente um dos fortes postulados do nosso jeito de viajar: “O Caminho pode ser tão ou mais interessante que o Destino.
      Por isso pesquisamos antecipadamente, procuramos estradas alternativas, somos abertos a desafios e perseguimos surpresas e curiosidades.
      Agradecemos seu comentário. Contamos com sua companhia. Aceite nosso sorriso.

Deixe um Comentário