Dona Joaninha, ou Ladybug

E por falar em Vandalismo….
5 de junho de 2015
Casório
15 de junho de 2015

Dona Joaninha, ou Ladybug

Joaninha

 

Ladybug

Essa é a charmosa Ladybug, que carinhosamente reconhecemos como Dona Joaninha aqui no Brasil. Aliás, esse apelido é inteiramente brasileiro. Em todo o mundo o nome dessa importante figura é sempre ligado a nobreza ou a sua valorização. Ladybug ou Lady Beetle, na língua Inglesa, com exatas traduções em outros idiomas.  Os ideogramas chineses  天道, são traduzidos por “caminho do paraíso”.

Tamanha reverência é explicada na sabedoria popular  por uma lenda incrível. Na Europa da idade média, um período difícil em todos os sentidos, os campos de cultura começaram a sofrer severos danos pela incidência de diversas pragas. Eram basicamente pulgões que infestavam e desatavam tudo.

A coisa ficou muito séria e a ameaça de fome (aliás, sempre presente na idade média) assombrou a todos.

Numa determinada região a população, impotente e passiva frente a praga resolveu pedir ajuda aos céus e elegeu Maria como intercessora. Foi feita uma jornada de orações que atualmente leva o nome de Novena.

Começaram a ser visto nos campos insetos multicoloridos, insetos que se alimentavam dos pulgões agressores. Os insetos decorados, além do charme começaram a serem notados pelo espantoso apetite. Eram predadores insaciáveis dos pulgões, da mosca-da-fruta, dos piolhos das plantas, etc..

O aparecimento de insetos de visual inusitado e com aquele apetite foi uma providência atribuída a Maria. Nossa Senhora respondeu a Fé do povo brindando a humanidade com esse inseto que acabou ganhando um nome que referenciasse Maria.Joaninha 3

Sei que vai aparecer algum estudioso politicamente chato para negar a lenda e tentar dar uma resposta científica para a questão. Não quero fazer um trabalho sobre zoologia. Também não quero ser entendido como um transmissor de fábulas. Prefiro ficar com a poesia que está por trás dessa narrativa. Quando estamos calmos, serenos. Quando temos Paz estamos em condições de apreciar as minúsculas maravilhas que a caprichosa Natureza criou.

Ficamos com a lição de que coisas complexas podem serem resolvidas por elementos simples. Com a certeza que sempre há um amanhã, e que nada nunca será igual.

Essa história sobre as Joaninhas que foi contada por minha sobrinha. Apareceu uma Joaninha no carro e nós nos empenhamos em devolvê-la a natureza. Paramos o carro e a depositamos num jardim. Fico feliz, ela já tem formado um ótimo conceito sobre ecologia e amor indistinto a tudo e todos.

Joaninha 6

Não! Meu carro não está infestado de piolhos ou pulgões para atrair as Joaninhas. Minha casa, a chácara está com uma linda população de Joaninhas. Já havia notado o número crescente das graciosas Ladybug por aqui.

Quando assumi a chácara batalhei muito para multiplicar a diversidade das plantas e a colocar muitas plantas que produzam flores e frutos. Somos muito visitados por pássaros, a quantidade de borboletas é muito grande. Sejam bem vindos inclusive os morcegos. Que a presença de todos mostre que estamos caminhando para uma condição mais ecologicamente correta.

 

Não imaginem que sou um deslumbrado. Quero fazer o meu papel, lutar por tudo que acredito e ser cada dia mais feliz para sem constrangimento poder observar os insetos, as flores e sorrir para as charmosas Ladybug.

Cako Machini
Cako Machini
Desde 1953 também responsável pelo mundo que vivemos. Publicitário, marqueteiro, empresário. Criativo, amante das artes. Resolvido a viver o Outono de sua Vida junto a natureza, priorizando as palavras e as viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *