Festa de São Martinho

Penedo
16 de fevereiro de 2016
Santana de Parnaíba
17 de fevereiro de 2016

Festa de São Martinho

São Martinho é o protetor dos cozinheiros, produtores de alimentos           e de vinho.

Já combinamos com alguns casais. Iremos passar um dia diferente. Tradição, História, Culinária, Convívio.

Essa é mais do que uma festa típica ou religiosa. É uma vivência com coisas e situações afastadas do nosso cotidiano que muito tem a ver com nossas origens.

 

Em muitas civilizações a passagem da vida era pontuada pelo ciclo das culturas agrícolas. Principalmente o princípio da colheita era marcado com grades festividades. Isso pode ser visto nos livros de história, em muitos filmes com essa temática e vivenciada através de algumas realizações especiais.

Olivardo 2

         A sociedade brasileira tem fortes laços com a cultura trazida de Portugal. Quase todos nós temos alguma ascendência lusitana.

         Poder vivenciar antigas tradições. Estar muito distante do nosso cotidiano empenhado em situações incomuns e se fartar numa das melhores escolas culinárias do mundo, vai sim ser um ótimo passeio.

Já conheço a Quinta do Olivardo. Um lugar amplo, interessante, cheio de atrações. Lá tem de tudo, até Tirolesa, Arvorismo. Mas dia 21 é dia da Festa de São Martinho e é isso que conta.

         A Quinta do Olivardo é um local muito interessante. Olivardo Saqui, o comandante do local tem uma proposta interessante. Leva muita a sério as tradições e busca os aspectos curiosos.

Vinho dos Mortos

Foi com ele que conheci o “Vinho dos Mortos”. Interessados ? Vinho dos Mortos é o nome dado para uma parcela da produção explicitamente enterrada. A ausência da luz, a temperatura úmida,  baixa e constante da terra influem no vinho e acabaram criando algumas características especiais. Mas a denominação não vem de algum experimento.

No início do século XIX, época das Guerras Napoleônicas, Portugal foi invadido e os vinhateiros querendo impedir saques passaram a enterrar parte da produção. Garrafas enterradas, Vinho dos Mortos.                                                                             São Martinho é celebrado como protetor dos produtores de vinho. A colônia faz uma festa agradecendo a próspera colheita realizada. Nessa data são abertos os primeiros barris do vinho novo. O vinho da safra passada.

No dia de São Martinho, come-se castanha, e bebe-se vinho.

Olivardo 5

Olivardo 7   Olivardo 6

O acesso a Quinta do Olivardo e as atrações da festa é gratuito. O visitante terá apresentações do grupo folclórico Casa da Ilha da Madeira.

         A Quinta do Olivardo oferece um pacote que inclui almoço e participação nas solenidades de aberturas dos barris da nova safra. Os presentes serão convidados a vivenciar tarefas de uma vinícola como o envasse e a rotulação do novo produto.

         O cardápio é generoso e baseado nas sardinhas e castanhas assadas na brasa. Aliás, anote ai. Magusto, esse  é o nome da pratica de se assar castanhas na brasa.  

          .Olivardo 8       

________________________________________________________________________________________________________________

São Martinho

Esse santo foi muito popular na Europa durante a idade média e acabou sendo considerado “protetor” de muitas profissões. Com destaque eles foi considerado o protetor dos Taberneiros, o que mais modernamente poderemos considerar cozinheiros, donos de restaurantes, produtores de alimentos e de vinho.

A lenda de São Martinho, que justifica sua canonização conta que Deus lhe conferiu vigorosos poderes de cura e positividade pela explicita demonstração de bondade desse então soldado romano.

Conta a tradição que Martinho cavalgava em meio a uma severa tempestade, avistou um pobre homem, semi nu e completamente desabrigado. Martinho cortou parte de sua capa e cobriu o necessitado. Reconhecendo seu gesto, Deus imediatamente cessou a tempestade fazendo um brilhante dia acontecer. Essa demonstração do poder de Deus, fez Martinho dedicar sua vida exclusivamente ao auxílio ao próximo.     

 

 

Cako Machini
Cako Machini
Desde 1953 também responsável pelo mundo que vivemos. Publicitário, marqueteiro, empresário. Criativo, amante das artes. Resolvido a viver o Outono de sua Vida junto a natureza, priorizando as palavras e as viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *