Paraty
18 de agosto de 2019
Seu Divino – Delicias saudáveis
19 de agosto de 2019

Manual da Saúde Integrativa para Viajantes

Logo após eu ter enfartado (como sequela fiquei com somente 38% da minha capacidade de ejeção), num encontro casual com uma grande profissional da área e uma amiga maior ainda, ouvi dela um aconselhamento desproporcional em termos de simplicidade e eficiência.

Expressei um desconforto físico, cansaço frequente… Ouvi a seguinte recomendação.

            – Esse coraçãozinho tá dodói. Ele tá fraquinho. Você precisa ajudar ele fazer seu trabalho. Lembra do que é recomendado quando se está num voo muito longo? É simples. Levanta o corpo do chão ficando somente na ponta dos pés. Isso mesmo, coloca os pés inteiramente no chão. Repete o movimento umas 10/15 vezes. Essa coisa aí na sua canela que você chama de “barriga da perna”, a popularíssima Panturrilha, é quase um segundo coração. Exercitá-la melhora e melhora muito sua circulação.

Ganhei um beijo de despedida e alguns segundo após lá estava eu com as mãos apoiadas numa cadeira repetindo o tal exercício.

Incrível, maravilhoso. É muito simples e muito eficiente. Eu sentia uma melhora imediata. A sensação era de estar com a circulação normalizada. Adorei.

Agora numa condição iminentemente profissional, procurei novamente minha amiga e passeia a curtir e me beneficiar dos benefícios dessa ciência. 

                                Ejeção = Função de bombeamento do sangue.                                                                                                                   Favor não confundir com ereção…OK?

 __________________________________                       

Manual de saúde integrativa para viajantes

Nós sabemos o quanto pode ser prazeroso pegar a estrada e conhecer novos lugares. Aguça nosso intelecto e nossa criatividade, nos mantém conectados com o novo e proporciona higiene mental. Entretanto, é preciso ter à mão um guia de boas práticas para que o prazer não se transforme em dor. Acompanhe essas dicas e tenha uma ótima viagem!

Pegar a estrada sempre esteve entre os maiores desejos de quem gosta de novidade e aventura. Uma viagem pode ser um portal de novas descobertas e uma forma incrível de se desfazer de crenças limitantes e de problemas relacionados ao seu estilo de vida, como estresse e ansiedade. Nossa primeira dica é: vá atrás do novo, pega a estrada, usufrua do seu tempo da melhor maneira possível. Mas a segunda é: faça isso de um jeito responsável, cuidando do corpo e da mente, para garantir saúde e longevidade à sua vida de viajante.

 

 

Então, para garantir que você tenha um guia para os cuidados essenciais, separamos aqui algumas dicas importantes. Um passo a passo para que a sua viagem possa ser um tempo de plena saúde. Lembrando que fazer um check-up completo antes de viajar é sempre uma boa pedida – especialmente se for uma viagem longa. No dia a dia, siga esses passos e seja feliz:

 

MEDITE

Estar em contato com o novo é fundamental para mantermos a juventude da nossa mente. Entretanto, sabemos que existem crenças extremamente limitadoras da nossa felicidade plena. Então, mesmo que você se proponha a vivenciar uma viagem da melhor forma possível, pode ser que problemas no caminho, como um simples pneu furado, uma estrada fechada ou um hotel que não se adeque às expectativas, causem muito estresse e coloquem tudo a perder. Como lidar com imprevistos? Ampliando nosso poder mental e nossa capacidade de lidar com as variáveis do ambiente. Como? Meditando. Antes mesmo da viagem, crie o hábito de meditar todos os dias. Ao contrário do que se imagina, meditação nada tem de esoterismo, é uma prática de higiene mental, de conexão com a nossa forma particular de ver e entender o mundo. Se possível, siga com a prática mesmo durante a viagem. 

HIDRATE-SE

Em qualquer situação, faça chuva ou sol, frio ou calor, mantenha-se hidratado. Muitas pessoas não sentem a necessidade de beber água até estar com muita sede. Lembre-se, a sede é um aviso de que o corpo chegou em um limite! Então, mantenha água fresca, sem gás, sempre ao seu alcance. A água com gás contém muito sódio e pode aumentar a pressão arterial. Então, prefira a água mineral, as melhores são as de PH 7. Uma ajuda nesse processo é ter garrafas de água com a medida certa a que você se propôs a beber. E, claro, investir no poder do hábito.

ALONGUE-SE

Viajar por horas na mesma posição pode ser extremamente desconfortável, mas quando estamos viajando, o desejo de chegar logo ao destino ou as belezas da paisagem podem nos fazer esquecer-se do incômodo, e aí, no final da viagem, haja paciência e saúde para tantas dores. Como evitar? Parando, de tempos em tempos, para alongar. Um alongamento básico já funciona muito bem – lembre-se de começar sempre muito devagar, caso você não tenha o hábito de se exercitar, mesmo sendo apenas alongamento. Estique e movimente, devagar, pernas, braços, tronco e pescoço. Se você quiser aprofundar essa prática, pode começar a fazer os 5 Ritos Tibetanos, também conhecidos como rituais da eterna juventude. Apesar do nome, eles são 5 exercícios que, juntos, movimentam o corpo em todos os seus grupos musculares e massageiam os órgãos internos, promovendo um melhor funcionamento do corpo como um todo. Vejam quais são:

Rito Tibetano UM

Com as pernas ligeiramente separadas, em pé, abra os braços com as palmas das mãos viradas para baixo, na altura dos ombros. Fique com o pé direito girando no mesmo lugar e gire o corpo no sentido horário, movimentando apenas o corpo e a perna esquerda. Faça o exercício de olhos abertos. Caso fique tonto, pare em pé e estique o s braços para a frente, unindo as mãos, até a tontura passar. Esse rito não é indicado nos casos de labirintite ou pressão alta.

Em todos os ritos, comece com uma série de apenas 3, na primeira semana, e vá agregando repetições conforme se sentir confortável, até chegar a um total de 21 repetições. 

Rito Tibetano DOIS

Deitado, permaneça com os braços ao lado do corpo, com as palmas voltadas para o chão. Leve o queixo ao peito, inspirando, ao mesmo tempo em que eleva as duas pernas, unidas e esticadas, o máximo que conseguir. Expire voltando vagarosamente à posição inicial.

Rito Tibetano TRÊS

Fique de joelhos em uma toalha ou tapete e permaneça com os dedos dos pés apontados para o chão e os braços ao lado do corpo, com as mãos nas cochas. Inspire levando o corpo para trás, sem deixar pender a cabeça, o máximo que puder, e expire voltando à posição inicial e levando o queixo ao peito.

Rito Tibetano QUATRO

Sente-se com as pernas retas e ligeiramente afastadas e as mãos ao lado do quadril, com as palmas no solo. Inspire levando o queixo ao peito e, em seguida, a cabeça para trás, ao mesmo tempo em que joga o corpo levemente para a frente, dobrando os joelhos, que devem fazer um ângulo de 90 graus com o solo. Expire voltando à posição inicial. Tente permanecer com os pés e as mãos, mais ou menos, no mesmo lugar, para que o ângulo seja feito. Vá ampliando a elevação do corpo na medida em que for possível.

Rito Tibetano CINCO

Deite-se com a barriga para baixo, os braços dobrados com as mãos no solo ao lado dos ombros e os dedos dos pés voltados para o solo. Inspire esticando os braços e elevando a cabeça olhando para cima, tirando a pélvis do chão, e expire voltando e empurrando o quadril para cima, olhando para seus pés, até que a coluna fique reta entre os ombros. O objetivo é que o pé fique totalmente tocando o solo ao final da postura, com a coluna ereta, mas vá ampliando o movimento na medida em que for possível.

DICA EXTRA

Uma dica que pode ser útil para diminuir a pressão arterial, aliviar o estresse e ajudar a dormir após um dia de muitas novidades é a Mobilização do Sistema Nervoso Parassimpático, parte do nosso sistema nervoso responsável pela desaceleração dos batimentos cardíacos, pela diminuição da pressão arterial, da adrenalina e do açúcar no sangue. Sua ação também ajuda a dormir melhor. Apesar do nome, os movimentos para mobilização são fáceis de serem feitas. A primeira dica é realizar tudo de forma muito suave, a ideia é relaxar e não se machucar, lembre-se disso!

Primeiro movimento

Com o polegar de um lado e os outros dedos do outro, faça uma espécie de pega suave na musculatura da glote, no seu pescoço – a parte que sentimos ao engolir – e balance, gentilmente, de um lado para o outro, por cerca de 3 minutos. Você vai sentir seu corpo se acalmando.

Segundo movimento

Coloque, suavemente, a ponta macia do dedo indicador em cada pálpebra, com os olhos fechados, e faça uma leve, mas muito leve, pressão de forma constante. Os efeitos também são relaxantes.

Terceiro movimento

Pressione, com os dedos indicador e médio, a parte que tecnicamente chamamos de protuberância occipital, ou seja, a parte mais alta da ossatura do crânio acima da nuca. Faça ao mesmo tempo, dos dois lados, pressionando e relaxando, por cerca de 3 minutos.

Nosso corpo é uma máquina incrível, que funciona de forma parecida, e, ao mesmo tempo, de uma maneira única. Então, experimente essas dicas e veja com quais você mais se identifica para agregar na sua rotina. Mas não esqueça, a hidratação vale para todos!

____________________________________

Sobre a Biointegral Saúde

A Biointegral Saúde é uma clínica especializada no tratamento de memórias traumáticas e crenças limitantes, com foco na saúde integrativa e em tratamentos personalizados, que visem eliminar as causas primárias de dores e doenças crônicas. Utilizando técnicas como a Micro fisioterapia, o PSYCH-K® e as Barras de Access, entre outros, os fisioterapeutas Frésia Sá e Sergio Bastos Jr buscam a integridade dos potenciais de seus pacientes. Entre aqueles que procuram por mais qualidade de vida e por um dia a dia mais pleno e saudável estão esportistas, influenciadores digitais, celebridades e outras pessoas que são atingidas diariamente por estresse, auto cobrança e síndromes e que retornam ao controle da própria vida e atingem estágios mais amplos da sua saúde física e emocional com o trabalho da Biointegral Saúde

Sobre Frésia e Sérgio

Frésia Sá e Sérgio Bastos Jr são fisioterapeutas que uniram o amor pela saúde completa do ser humano e fundaram a Biointegral Saúde, onde utilizam técnicas como a Microfisioterapia e o Psych-K para descobrir as causas primárias de dores e doenças crônicas, e também de estresse, ansiedade, alergias, fobias e tudo mais que pode impedir as pessoas de viver de forma plena e atingir todo o seu potencial.

_____________________________________________________

 Vale, e vale muito a pena visitar o blog da Biointegral Saúde.  Aprenda a se conhecer melhor e assuma novos hábitos. Leia sobre:  Mente positiva,     Zona de Conforto,                        Saúde X Beleza,    Entender o sentir,    Saúde Emocional.

 

 

 

 

 

Cako Machini
Cako Machini
Desde 1953 também responsável pelo mundo que vivemos. Publicitário, marqueteiro, empresário. Criativo, amante das artes. Resolvido a viver o Outono de sua Vida junto a natureza, priorizando as palavras e as viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *