Betinho – Só ações cidadãs poderão mudar o país.

Candido Portinari – Filho de Brodowski
29 de março de 2016
Salvador, outra ótica, outros passeios
14 de junho de 2016

Betinho – Só ações cidadãs poderão mudar o país.

Betinho 1 Esse sujeito, bonito só por dentro está fazendo nos faz falta há mais de duas décadas e seu discurso, suas posições continuam atualizadíssimas. Até porque bom senso e ética são eternos e não deveriam sair de moda. Saudades Betinho.

         Esse cara gozando a si próprio dizia que “nasceu para ser um desastre, mas nasceu também com muita sorte”, numa referência a uma saúde frágil e a hereditária hemofilia.

         Foi mais que pensador, foi fazedor e melhor ainda foi motivador, multiplicador. Veja sempre essa característica no vértice de superior e você estará frente ao melhor perfil político possível.

         Estudou e praticou Sociologia. Participou do governo de João Goulart, criou e coordenou a AP, Ação Popular, um movimento com origem nas organizações estudantis de pensamento Católico de Esquerda.

         Foi exilado (ditadura de 64) no Chile chegando a trabalhar no governo progressista de Salvador Allende. Novamente afetado pela ditadura (Pinochet) se exila no Panamá e depois para o Canadá.

         Começa a ser notado pelo grande público após ter sido homenageado na música O Bêbado e o Equilibrista. Era pois esse o “irmão do Henfil” que havia partido num rabo de foguete.

Betinho C

 

        Retorna e retoma após a anistia seu trabalho criando o IBASE que deveria ser um instituto para pensar, analisar conjunturas políticas que acabou sendo o operador da Ação da Cidadania contra a Fome e a Miséria.

Finda a ditadura militar alguns movimentos serviram de pilares para a moderna sociedade que temos hoje. A campanha do Betinho contra a fome foi um deles.

         Ter colocado a miséria no centro de qualquer discussão sobre o Brasil foi uma teimosia do Sr. Herbet de Souza que introduziu uma temática socialista sem que maiores resistências ao burramente temido Comunismo.

         O trabalho de Betinho e seu grupo contra a fome e a miséria, somado com o esforço de Eduardo Suplicy para difundir a política da Renda Mínima construíram os programas federais de transferência direta de renda, Bolsa Família, por exemplo.

         Que ótimo, vamos valorizar. Mas a melhor lição de Betinho é o trabalho multiplicador. Vou repetir. A melhor característica de um líder ou qualquer um que esteja fazendo política (e você faz política durante 25 horas por dia) é a motivação, a multiplicação. É a construção de mecanismos que mais do que fazer, permitem que muitos façam. Defender uma ideia, estruturar um pensamento, é ótimo. Difundir a ideia também. Mas construir mecanismos que repliquem a ação é fundamental. Essa ação faz falta ou é precária na maioria das ações sociais.Betinho D

         Além da multiplicação o trabalho de Betinho apresenta outra lição, Associação Válida. Nessa linha Betinho também encarna um defensor da Reforma Agrária. Uma demanda que tem tudo a ver com a questão do combate a miséria e distribuição de renda e resgate social.

         Esse aspecto é a determinante para que as ações do Betinho não sejam simploriamente campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos.

A causa mortis de Betinho, de seu irmão o cartunista Henfil e do seu outro irmão o músico instrumentista Chico Mario, também provocaram uma positiva revolução no Brasil. Por serem hemofílicos, todos receberam várias transfusões de sangue. Em algum momento foram contaminados pelo vírus da Aids. A revelação e o acompanhamento desse drama provocaram uma reforma nas políticas públicas de saúde. A recepção, armazenamento e disponibilização de sangue passou a ser um assunto de estado. O Brasil passou a ser uma referência mundial nos controles e garantias do sangue humano.

Betinho A

   Betinho E      Betinho B

Quando se fala em grandes nomes da nossa história, a primeiríssima lembrança nos trás seculares figuras. Nada contra, mas precisamos gerar um hábito de estudar, discutir, divulgar o exemplo e a importância de pessoas mais contemporâneas.

         Um abraço pra você Betinho. Outros tantos abraços… Celso Furtado, Paulo Freire, Sergio Buarque, Antonio Ermírio, Jorge Amado, Dom Helder… … …

 

           Pensamento lúcido é assim, está sempre em evidência…………        

………………….. “Só a participação cidadã será capaz de mudar o país”.

………………….“A tecnologia moderna é capaz de realizar a produção sem emprego. O diabo é que a economia moderna não consegue inventar o consumo sem salário.” 

………………….“A Globo informa o que quer e como quer, desde que isso não vá contra o pensamento oficial. Se existe um poder soberano neste país, ele é a Rede Globo de Televisão. E o mais importante é que ela exerce esse poder graças ao Governo Federal, e sem ter sido eleita por pessoa alguma. Só em uma ditadura poderia existir semelhante poder sem controle…”

…………………..“Democracia serve para todos ou não serve para nada.” 

…………………..“É um absurdo um país com tanta terra ociosa assistir sua população vegetar na periferia das grandes cidades.” 

………………….“O desenvolvimento humano só existirá se a sociedade civil afirmar cinco pontos fundamentais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade.” 

…………………“Para nascer um novo Brasil, humano, solidário, democrático, é fundamental que uma nova cultura se estabeleça, que uma nova economia se implante e que um novo poder expresse a sociedade democrática e a democracia no Estado.” 

………………..“Não podemos aceitar a teoria de que se o pé é grande e o sapato, pequeno, devemos cortar o pé. Temos de trocar de sapato.” 

……………….“No Brasil não existe filantropia, o que existe é pilantropia.” 

 

                   Livros publicados

     Estreitos Nós                       (crônicas)

     Em Defesa do Interesse Nacional    (Sociologia e política)

     No Fio da Navalha               (biografia)

     A Cura da AIDS                    (ensaios sobre AIDS e Política de Saúde)

     Ética e Cidadania                 (entrevista)

     A Lista de Alice                    (crônicas)

     Como Se Faz Análise de Conjuntura     (Sociologia e política)

     O Estado e o Desenvolvimento Capitalista no Brasil             (em co-autoria com Carlos A.Afonso).

     A Zeropéia                            (infanto-juvenil)

     A Centopeia que Pensava     (infanto-juvenil)

     A Centopeia Que Sonhava    (infanto-juvenil)

Cako Machini
Cako Machini
Desde 1953 também responsável pelo mundo que vivemos. Publicitário, marqueteiro, empresário. Criativo, amante das artes. Resolvido a viver o Outono de sua Vida junto a natureza, priorizando as palavras e as viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *