São Luiz de Paraitinga
22 de fevereiro de 2016
Capadócia
22 de fevereiro de 2016

Amparo

Título

A partir de 1885 imigrantes começaram a se fixar na fazendas do município de Amparo. Veio muita gente do norte da Itália, de Veneza, de Trento, de Luca, Milão. Veio gente também da Sicília, no sul da Calábria, local onde os dialetos eram complexos e ininteligíveis.

Começaram também a chegar suíços, alemães, dinamarqueses, suecos. Essa diversidade somou positivamente. No início do século XX, Amparo era a segunda maior cidade do interior do estado.

O centro histórico da cidade de Amparo é composto de ruas largas e amplas calçadas, isso demonstra que o município foi muito beneficiado com a prosperidade do ciclo do café.

Amparo A Agricultura forte, dinheiro, isso gera comercio. Amparo recebeu muitos imigrantes de povos com vocação comercial. A colônia libanesa é marcante e sua cultura influenciou inclusive a arquitetura da cidade.                                                                           Falo muito em Atmosfera dos lugares. Alguns poderiam dizer “a energia”.De qualquer forma prezo muito essa sensação de bem-estar, de admiração.

Amparo b

Mesmo não tendo nenhuma exuberância, Amparo tem essa atmosfera, e agora sabendo que no passado essa cidade foi muito próspera, fica fácil reconhecer na arquitetura o cenário ideal para essa Atmosfera.

Pela qualidade de suas águas foi a primeira cidade integrada ao Circuito Paulista das Águas a ser considerada Estância Hidromineral, 1945.                     É chamada de a Capital Histórica do Circuito pelo número de casarões centenários preservados em seu centro histórico.                                                             Em 1875, data da criação da Estrada de Ferro Mogiana, Amparo era a cidade maior produtora de café de todo Brasil.                                                                                 Tranquila, serena tem uma atmosfera gostosa. Sua urbanização é agradável, suas ruas e calçadas são amplas. A cidade é limpa, tem praças com arborização espetacular.

Mercado Municipal

Um prédio lindo com inspiração Mourisca que está sendo adaptado para se tornar um centro cultural..Amparo E O trabalho em madeira para sustentação do telhado é magnífico.

029

030

A nota triste fica sendo o pecado da administração municipal estar construindo dois caixotes de vidro como anexo do prédio do mercado. É um desrespeito. Seja lá qual for a intenção ou destinação tenho certeza que uma solução  menos comprometedora poderia ter sido pensada.

Amparo GVejam o quadro  pintado pelo artista Nilo Siqueira retratando as referências históricas que inspiraram a construção do prédio. Bastante coerência, se os árabes manifestam um DNA para o comercio e a colonia libanesa tinha representatividade, um edifício inspirado nos seculares Bazares árabes, tem tudo a ver. Detalhe do café instalado no interior do edifício do Mercado. Vejam a inspiração Mourisca no madeiramento do teto, nos arcos e na iluminação.

Amparo H  028

Homenagens aos filhos da terra.

Nas praças do centro de Amparo são encontrados alguns monumentos que homenageiam gente da terra. Temos o busto de um pároco da cidade, de um médico notório… Destaco o monumento as Mães Amparenses (Largo do Rosário) e o monumento em homenagem ao Bandeirante (Largo São Benedito). Esse foi ofertado a cidade pela colônia Libanesa que chegou em 1929 que tem representativa presença na sociedade Amparense.

Gostamos de Amparo. É muito agradável, mas visitar essa cidade deve estar ligado a alguma outra atividade. Já que ela está incluída no Circuito Paulista das Águas, escolha outra cidade para ser visitada no mesmo passeio.

Amparo I Amparo J

031

O que não é do meu agrado nessas cidades do Circuito Paulista das Águas é com exceção de Amparo a quantidade de edifícios encontrados em sua urbanização. Serra Negra, Lindoia e Águas de Lindoia, as cidades mais próximas são infelizes exemplos.

Nossos textos não formam um Guia de Turismo. Não descrevo fatos, relato a alma. Portanto tenho direito de não gostar de uma ocupação verticalizada numa cidade que em essência ser o avesso de uma grande metrópole.

Nessa viagem nossa opção foi visitar Pedreira e Amparo que são muito próximas. 16 km numa estrada linda e com ótima conservação. Ficamos três dias circulando pelas duas cidades.

Amparo L Amparo M

 Igreja matriz de N.Sª do Amparo

Ótimo exemplo de acolhimento. Em todas as imagens expostas, no pedestal consta o nome do santo representado.

Amparo Q

Uma providência simples, mas utilíssima. Ninguém é obrigado a Amparo Rdecorar uma iconografia (representação dos santos) tão complexa. Já eram 365 santos quando João Paulo II resolveu fazer correr a pauta e canonizou outros 750.                        As igrejas ficarem fechadas num dia santo de guarda como nesse último Corpus Christi é um erro antipático. Identificar as imagens é muito simpático.

___________________________________________________________________________

Amparo C

Rovigo Pizzeria

Mesmo se estivesse localizada em São Paulo enfrentando uma enorme concorrência de alto nível, Rovigo Pizzeria deveria ser avaliada como uma excelente casa. Instalada num dos amplos casarões centenários da cidade.    A decoração e a iluminação são agradáveis. Tudo clean.               Foi paixão a primeira vista. Passamos na porta (andando de carro), olhamos, e eu defini. – Mais tarde jantaremos aqui.                                                                                                               Esse coração que continua batendo e agora não quer mais apanhar, não se enganou. Comemos uma bela pizza. Massa mediana, bordas mínimas, proporção massa recheio excelente, tempo de forno perfeito.                                        O serviço é bom, os atendentes são alegres e prestativos.Amparo D

Como não adianta mais esse descendente de italianos discutir quais as coberturas* originais, vale a pena comentar que o cardápio da casa traz criações interessantes. Experimente “Filet Mignon e Gorgonzola” .

Adorei a Mexicana (calma não contém abacate). O nome é uma licença poética para uma mistura de Linguiça Calabresa moída, Lombo Canadense, Mussarela, Queijo Fresco, Parmesão e Molho de Tomate. Gostei, já disse, deixando a tradição de lado, quero repetir!                                                                                  Visitem a Fan page da casa e vejam outras novidades no cardápio lá publicado

                                                 * Pizza não tem recheio, tem cobertura!  decorem isso.

Do ponto de vista do cliente a casa é ótima. Olhando pela questão “Negocio”, acredito que os proprietários estão deixando de ganhar muito dinheiro.  Além do atendimento a La Carte, a casa oferece a opção de Rodízio. Está errado. A casa tem muita qualidade, os preços são razoáveis.  É incompatível essa casa trabalhar com a opção rodízio. As pessoas permanecem muito tempo na casa, mantendo a rotatividade baixa. A estrutura da casa acaba sendo lenta para atender rodízio. Lembrando que a casa (mesmo ampla) tem fila de espera é preciso refletir sobre a estratégia.

No salão em que estávamos comportava 38 pessoas, quando chegamos todas as outras mesas estavam ocupadas e assim permaneceram com as mesmas pessoas. Constatamos o mau hábito de pessoas exigirem que o garçom servisse de uma só vez mais de um pedaço da mesma pizza. Vimos também um estúpido desperdício, não tem porque atirar fora as bordas (mínimas) da pizza.

Amparo, percebo isso, tem um zelo especial pela sua arquitetura colonial ainda presente. Vejo muitos e belos imóveis preservados. A Rovigo Pizzeria está instalada em um deles. As características do imóvel estão bem preservadas. O que destoa é a decoração da Pizzeria que deveria ter sido idealizada elevando o nível de correspondência com a edificação.  Deveria haver mais sintonia.

Outro fato a lamentar é a acústica do segundo salão da casa. O ambiente é muito barulhento, a impressão é que estamos num salão de festas infantil sub dimensionado para a quantidade de convidados. É desconfortável.

Senhores proprietários, vocês tem pessoal de atendimento bom e cozinha ótima, reflitam sobre o restante.

Amparo NSanta Martha

Um restaurante simples, econômico, que serve comida muito boa. Coisa boa e interessante é puxar conversa com o garçom João Batista que conta com facilidade e alegria a sua vida.

Amparo OAncona Center Hotel

Um hotel muito bonito, bem cuidado, amplo idealizado com muita vegetação. Um café da manhã farto e de muita qualidade. Mas que não recomendo.

Infelizmente, como boa parte dos estabelecimentos de todo o Brasil, unicamente por miopia de seus administradores, detalhes que incomodam e geram desconforto constam e continuaram constando das acomodações oferecidas.

Amparo P

– Não existe luz lateral ou indireta, muito menos abajures no quarto. Senhores, um quarto de hotel deve oferecer um ambiente sereno. Luz no teto só serve, quando se está relaxando, para incomodar.

– Custa muito pouco fixar no Box do banheiro algum aparador para, por exemplo, shampoo. É ridículo colocar seus produtos no chão.

– Colocar uma incompatível segunda cama atravancando o quarto nada tem de inteligente. Com essa inconveniência o espaço de passagem entre o final da cama e do frigobar fica limitado a insuficientes e descômodos 30 cm., resultado são no mínimo uma dúzia se esbarrões ou tropeços no trajeto entre o quarto e o banheiro. Ridículo.

– Comportamento inaceitável. Fui incomodado pelo despreparado funcionário da portaria que transmitia a reclamação sobre barulho de um hóspede do andar inferior, dizia ele que estávamos arrastando móveis?!?! Luna já dormia e eu registrava notas no note book. Não quero saber o que afligia o “afetado” do outro hóspede. Não aceito receber um estressante telefonema nessa hora da noite incomodando meu sossego. Gente, você fica puto sim, e fica tentado ir tirar “sastisfação” com o “afetado” e com o porteiro. Mente quem diz que se fosse com ele não ligaria. Você foi falsamente acusado. Que porra de administração é essa que  não instrui seus funcionários. No mínimo, antes de me aborrecer essa sumidade deveria se certificar sobre a veracidade e a procedência do tal barulho.

Comprovando que a administração do hotel não tem respeito pelos hóspedes, conto que enviei reclamação sobre o assunto e simplesmente ninguém se manifestou. Péssima conduta.

___________________________________________________________________________

Uma crítica generalizada. Os preços dos hotéis da região estão altos. Em Amparo e em Pedreira não se cobra menos do que R$ 200,00 por uma diária. Em Águas de Lindoia qualquer hotel cobra R$ 600,00 por diária. Francamente, principalmente em Águas de Lindoia, esse valor é incompatível pelo que está sendo oferecido. Hotéis sem charme, sem nenhum atrativo cobrando esse valor? Isso não está coerente.

__________________________________________________________________________

Retorno

Pretendemos voltar muito em breve a Amparo. Esse foi um passeio bem “urbano” conjugado com a s compras em Pedreira. Nossa intenção, nesse retorno, é curtirmos a zona rural do município. O que já percebemos de paisagens, pousadas, atrações, nos motiva a voltarmos a Amparo. Só pretendemos repetir um passeio pelas praças da cidade e devorar outra pizza na Rovigo Pizeria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *