A cidade de São Sebastião tem um ótimo perfil, apresenta um conjunto de interesses e atrações e não está afetada por modismos.
São Sebastião tem uma costa enorme, praias de todo tipo, distritos superinteressantes e bem diferentes entre si. No centro histórico do município temos um conjunto arquitetônico esplêndido. E pra quem quer mais aventura e curiosidades, trilhas na exuberante Mata Atlântica, cachoeiras, sítios arqueológicos e resquícios de quilombos. Uma região com enormes reservas ecológicas, e uma natureza exuberante.
Um território já apontado desde os primeiros tempos da história brasileira (1502), conta hoje com quase 400 anos de fundação e, portanto muita estória pra contar.
Se existe uma coisa que você não sentirá visitando São Sebastião, é monotonia. Programe passar lá uma semaninha e a cada dia haverá alguma coisa interessante pra fazer.
Praias
A enorme costa do município apresenta praias para todo tipo de frequentador. Você pode curtir praias calmas, ideais para crianças. Praticar surf em mar bem agitado, e até escolher a praia visando badalação e paquera.
Independente de sua preferência não deixe de conhecer: Maresias, Barra do Una, Juquehy, Barra do Sahy.
Com crianças
Praia da Baleia – Ótimo visual, águas calmas, areia deliciosa e a impressionante estória ocorrida em 1957, quando um heroico piloto conseguiu pousar um DC 4, sobre a água salvando os 39 ocupantes.
Muito legal encontrar ótimos relatos sobre o histórico do local, desde seus primeiros moradores, estampados em painéis fotográficos expostos na praia.
Da mesma forma, relíquias da aeronave, muitas fotos e farto relato sobre o acidente aéreo ali registrado, também ocupam vários painéis. Ótima ideia, excelente maneira de implementar informação com diversão.
Barra do Una – Nossa preferida. O lugar é lindo, tem um comercio gostoso, tem história para mostrar. Nós nos identificamos muito com esse lugar.
O ponto onde o rio Uma encontra o mar é bucólico, merece ser apreciado.
Surf
Maresias – Uma das praias mais conhecidas em todo Brasil. Para os amantes e praticantes do esporte, um verdadeiro paraíso. Maresias é o berço de Gabriel Medina Na mesma praia, Maresias oferece ondas de vários níveis de ondas agradando desde principiantes até os feras das pranchas.
Baladas
Maresias também abriga um razoável repertório de baladas e badalações. É o point do agito noturno em São Sebastião.
Badalação
Juquehy – A especulação econômica já atrapalha um tanto. O acesso a praia é feito por ruelas. A praia é linda, o comercio de alto nível, muitos recursos. Esse é o ponto em São Sebastião para quem pensa em “desfilar”.
Praia deserta
Praia Brava – Quer misturar praia deserta, trilha, aventura? No Km 162 da Rio-Santos começa um trilha que passando por cachoeira, riacho, te leva a uma praia deserta. Você estará dentro de uma reserva florestal, por isso tudo é protegido. Portanto muito juízo e vergonha na cara para não malucar o local com sua presença.
Centro Histórico
São Sebastião abriga um conjunto arquitetônico super interessante e bem preservado. São vários quarteirões a serem percorridos e curtidos.
Uma característica destaca esse conjunto, a largura das ruas. Diferente de outras cidades históricas, em São Sebastião as ruas são muito mais largas.
Não deixe de ver a Casa Confiança, um sobradão icônico que representa muito bem a opulência do período colonial do município. É muito louco ver o pavimento térreo ainda abrigar um comercio tipo tradicional e cada vez mais raro. Uma tradicional loja de tecidos em pleno funcionamento.
Encontre o antigo prédio da Câmara, que como sempre ocorria no Brasil colônia, também abrigava a cadeia pública.
A Igreja matriz construída no século XVII e a capela de São Gonçalo que hoje abriga o Museu de Arte Sacra.
Oriente-se
Por racionalidade é fundamental que o mapa da região seja estudado e os roteiros definidos previamente. Lembre-se, falamos de uma faixa litorânea relativamente extensa, escalone seus passeios para evitar percorrer repetidamente trechos da rodovia.
Curiosidades
Real Aerovias
O caso do avião que fez pouso sobre as águas na Praia da Baleia é uma história interessantíssima que merece ser conhecida. Redigimos um capítulo a parte. Acesse “Podemos chamar de milagre” e se surpreenda com os detalhes (quase fantasiosos) do ocorrido.
O sítio arqueológico do São Francisco
Existe em São Sebastião um bairro ancestral, ocupado basicamente por pescadores e caiçaras. No bairro de São Francisco temos um morro onde foi encontrado um importante sítio arqueológico.
O local, além de sua importância histórica tem uma vista super privilegiada, e vale a pena ser visitado pelos fatores citados e pela mística que cerca o local.
Segunda as conclusões dos pesquisadores aquela fazenda se ocupava de um tráfico ilegal de escravos. A transmissão oral dos moradores confirma isso e reporta um sinistro fim para o cruel proprietário do local. Vale a pena saber mais. Sítio arqueológico do São Francisco.
1 Comments
[…] combustível alocados exatamente dentro das asas da aeronave. O pouso se deu na Praia da Baleia, em São Sebastião SP. Na medida das circunstâncias, foi um pouso suave, o avião ficou boiando e todos os ocupantes, […]