São Thomé das Letras

Pousada Bosque dos Beija Flores São Tomé das Letras MG
Pousada Bosque dos Beija-Flores, São Tomé das Letras – MG
3 de novembro de 2017
Mariana - Praça Minas Gerais
Mariana
16 de novembro de 2017

São Thomé das Letras

São Tomé das Letras MG

São Thomé das Letras

Visite São Thomé, um lugar onde além de cachoeiras, trilhas, incríveis construções usando somente pedras, você basicamente irá curtir Energia. Engasgou?

Francamente São Thomé das Letras não é uma cidade que pode ter uma abordagem tradicional.

Defino São Thomé das Letras como a cidade da “desconstrução”.

São Thomé é definida como a mais mística cidade do Brasil. Todas as pessoas que conheci e hoje são moradores, chegaram farejando a aura mística da cidade e se definiram por ali ficar baseado em alguma experiência renovadora.

O físico você malha, o corpo você nutre, a alma você energiza. Mas de que tipo de energia se encontra em São Thomé? Quando você apóia num triângulo a discussão de um assunto qualquer, a visão fica mais bem equilibrada. A questão da energia de São Thomé cabe exatamente sobre um triângulo assim formado.

A Fé

São Tomé nasceu em função de um milagre. A tradição conta que a vida de um grande senhor de terras e a liberdade de muitos escravos foi obtida em função da aparição do próprio São Thomé ao escravo fugitivo João Antão.

 João Antão conseguiu fugir da Fazenda Campo Alegre de propriedade da família do Capitão João Francisco Junqueira. Refugiou-se numa caverna no topo de um morro da região. Passado algum tempo João foi abordado por um desconhecido senhor de certa idade que usava barba e vestia uma bata. Esse senhor entregou a João uma carta e orientou que ela fosse entregue exatamente ao ex (?) dono de João, o Capitão Junqueira. João Antão foi alertado que aquela carta*¹ salvaria a vida do Capitão Junqueira. A situação era difícil e complicada, mas João Antão resolveu cumprir a missão.

Com certeza também não seria previsível ver um escravo fujão retornando por sua livre vontade para a fazendo de seu ex (?) senhor e insistindo que queria salvar a vida deste.

O encontro ocorreu, João contou sua historia, o capitão recebeu a carta que salvaria sua vida e resolveu visitar o local da aparição. Quando chegaram a gruta encontraram uma imagem de São Thomé esculpida em madeira. João insistiu em dizer que a imagem retratava o homem que lhe havia entregue a carta.

 O Capitão levou a imagem para a sede da fazenda, mas por diversas vezes ocorria o desaparecimento da imagem e seu reencontro na gruta da montanha. O Capitão Junqueira resolveu doar as terras em torno da caverna para que fosse ali construída uma igreja em louvor a São Thomé e edificada uma vila.

A expressão “Das Letras” sempre esteve contida no nome da cidade. Na caverna, no nicho onde a imagem foi encontrada existem algumas marcas (inscrições rupestres),  que foram entendidas como letras de algum alfabeto não identificado. Por isso São Thomé das letras.

A geologia da região

São Thomé está localizada sobre a maior jazida de Quartzito do universo. Quartzito é aquela pedra chamada de Pedra Mineira ou com mais propriedade Pedra de São Thomé, usada para revestimento de edifícios e entorno de piscinas.

Entendam corretamente. A jazida é imensa toda a região está sobre essa jazida.

 Como esse mineral se apresenta em camadas acaba se formando uma formação semelhante ao princípio da bateria de automóvel, um imenso acumulador de energia.

 Quando estamos sobre as águas, sobre a terra ou sobre uma incidência mineral como essa, deve existe uma vibração energética completamente diferente.

 

A Mística

São Thomé é reconhecido como um dos Chakras do planeta Terra. Chakra é a denominação de um ponto de contato exterior energético. Estudiosos dizem que nosso planeta tem sete Chakras e que São Tomé é o mais importante deles. Também é dito que nessa condição esse é um local mais do que apropriado para haver comunicação com o mundo Extraterrestre e com o mundo Intra terrestre.   

Portanto tanto para seres vindos do espaço como para seres que habitam o interior do planeta, São Thomé é um favorável ponto de contato.

Assim com nosso triângulo completo, Fé, Geologia e Mística, você começa a estar apto a conhecer e entender sobre São Thomé das letras.        

Nossa postura

 A existência de seres extra ou intra terrestres. A credulidade sobre a lenda do escravo fujão. O nível de influencia dos minerais da região nas pessoas. Nossa opinião sobre essas coisas não interessa. Resolvemos sentir da cidade e ouvir de seus moradores tudo o que nos era oferecido sem nenhuma intenção de ser crítico ou seletivo.

  O forasteiro tem essa obrigação. Não procurar, mas achar e estar aberto para tudo o que a região lhe oferecer.

Pedras, pedras e pedras.

            Quando a estrada se aproxima da cidade você visualiza paisagens de um mineral muito claro. É uma paisagem interessante, bonita, diferente, mas só está ali visível pelo tanto de extração (desordenada) que já foi praticada.

            As ruas são pavimentadas por pedras. Nas calçadas temos pedras e são inúmeras as edificações feitas na maior parte em pedra.

            Entenda os casarões construídos em pedras, tem suas paredes feitas somente pela sobreposição de pedras sem nenhum tipo de argamassa fazendo a fixação. Somente pedra sobre pedra.

            É comum ver no terreno de alguma propriedade, numa calçada e mesmo no meio da rua a ponta de alguma pedra. A cidade foi feita sobre formações rochosas e lógico ninguém ficou nivelando o terreno.

            Não é difícil (durante a semana) parar o carro na área central e ficar andando sobre e visualizando pedras, e pedras.

            Os mais interessantes restaurantes da região estão instalados em casarões construídos em pedra, portanto você terá uma vivência nessa ordem.

            Com calma, respirando a atmosfera do lugar. Deixando a energia da região fluidificar em você, caminhe pelo centro da cidade. Visite a igreja matriz (a primeira capela foi erguida nesse local em 1785). A construção tem estilo Rococó, ostenta pinturas do mestre Joaquim José da natividade e tem expostas várias imagens talhadas em madeira datadas do século XVIII.

            A matriz foi construída ao lado da gruta que abrigou o escravo João Antão, onde a aparição do apóstolo São Thomé é reportada e onde estão as inscrições rupestres que deram origem ao nome da cidade.

            Imperdível também é a Igreja de N.S. do Rosário, também edificada no século  XVIII. A imensa maioria das igrejas consagradas a N.S. do Rosário, N.S. das Mercês, eram sempre além de construídas, destinadas a população negra.

            Pelo porte, por não ter sofrido nenhuma alteração de uso, essa construção em pedra e sem o uso de argamassa é o local onde melhor se pode contemplar esse sistema construtivo.

            Como não poderia deixar de ser, serão encontradas muitas lojas vendendo o artesanato da região. A matéria prima básica é pedra e o enfoque é sempre exotérico. 

  ________________________________ 

Águas

Insistindo que visitar São Thomé é uma experiência que almeja uma alteração físico-química-sensorial, não deveríamos deixar de falar em água. A cidade tem em seu entorno uma vegetação exuberante e pela sua conformidade geográfica encontramos maravilhosas cachoeiras e poços (piscinas naturais) interessantes para serem visitados. Qualquer pessoa da região listaria pelo menos uma dúzia de locais descritos e classificados como imperdíveis. Vamos dar destaque para alguns dos visitados.

A piscina e a gruta do Sobradinho.

Sobradinho é um distrito bucólico interessante de ser visitado, lá você encontra uma piscina natural, a cachoeira e a gruta do Sobradinho. O acesso é tranqüilo e o banho foi uma sensação marcante.

O Poço Verde

Sem mais nem menos, no meio de uma formação de pedras surge um poço ótimo para banhos e com uma vista ótima dos arredores. O pessoal da região conta que uma mineração no local acabou expondo um lençol freático e causou o surgimento do poço.

O vale das Borboletas

Temos uma cachoeira, uma piscina natural, um caminho de pedras que leva a formações interessantes. Muitos garantem que o local está sempre repleto de borboletas. Infelizmente não demos sorte.

Antares

Essa é a mais alta cachoeira de São Thomé. São 30 metros de beleza. A galera mais radical faz rapel nas suas encostas. É emocionante só de assistir.

________________________________________

Acesso e facilidades

Não encontramos nenhuma dificuldade para acessar esses locais. A vantagem de recorrer a algum guia de turismo seria otimizar o tempo e racionalizar os percursos.

______________________________________________

Nosso trabalho é sobre o verdadeiro Turismo da Terceira Idade. Turismo para Maduros. Turismo para maduros descolados. Um Turismo Racional que considera os interesses, objetivos, condições e disponibilidades dos Maduros. Fugimos dos modismos, dos destinos e atrações previsíveis. Buscamos as coisas curiosas, as coisas típicas, excêntricas. Queremos conhecer a alma, a atmosfera a beleza singular de tudo e de todos.

_____________________________________________

Vale a pena

Você já foi trezentas vezes a praia. Já viu matas lindas. Esteve em grandes metrópoles. Tudo isso é ótimo. Mas vá a São Tomé sentir energia. No mínimo ficar atento para a forma como tantas pessoas foram “atingidas” por essa energia.

Você vai experimentar essa energia principalmente pela experiência narrada pelas pessoas do lugar. Converse, pergunte, esteja aberto para ouvir e sentir essas experiências.

Normalmente seu interlocutor será alguém que vivia numa área mais cosmopolita, foi a São Thomé de forma despretensiosa e acabou ficando. E esse “ficar” não foi exatamente uma postura assumida aos poucos. A narrativa sempre mostra uma postura radical do tipo: Fui! Ou melhor, Fiquei!

___________________________________

Os melhores viajantes são aqueles que têm todos os sentidos apurados, principalmente a audição. Encontrei em São Thomé pessoas maravilhosas com histórias incríveis. Vejam o que ficou registrado sobre a Regina e sobre a Lucila.

___________________________________

Importante: Essa viagem foi realizada entre os dias 16 e 19 de Outubro de 2017. Maduros e maduras, vejam que estivemos lá durante a semana e tudo estava funcionando normalmente. 

___________________________________________________________________________________

A escolha da pousada.

Pousada Bosque dos Beija-flores

Havíamos decidido ficar numa pousada fora do centro. Que não estivesse vinculada a essa aura mística de São Thomé. O objetivo era fazer um contraponto e poder digerir e analisar as condições místicas da região.

O nome sugestivo Bosque dos Beija flores acabou se revelando numa excelente opção (recomendamos enfaticamente). 

O estabelecimento é muito mais do que uma pousada. Construído com esmero e coerência, não apresenta nenhum ponto negativo. E tem de sobra o que mais valorizamos, tem aura, tem personalidade.

 

O local é na verdade o centro de um paraíso ecológico. Verdadeiramente um santuário.

 

Contratar hospedagem num estabelecimento e exigir limpeza, organização é básico. Preferir um local esmerado, construído com bom gosto é coisa que você tem que ponderar na equação custo benefício, mas ter essa interação com pessoas esclarecidas, que adotaram São Thomé como “Pátria” … isso está além das expectativas. 

Os chalés da pousada ficam num plano mais elevado com uma ótima visão do horizonte. Temos o hábito de acordar muito cedo. Ver da rede da varanda o dia chegar rememorando as novidades vistas no dia anterior é uma ótima sensação.

Quem mora em grandes cidades sempre comemora quando consegue ver um céu bem estrelado. As noites de São Thomé são muito estreladas. A pousada sabiamente coloca preguiçosas cadeiras nas varandas de seus chalés. Muito bom pra conversar, inspirador pra namorar.

Santuário Ecológico do Cantagalo                                                                                                        Pousada Bosque dos Beija-Flores                                                                                                                 São Tomé das Letras MG                                           http://www.bosquedosbeijaflores.com.br/                                                                         [email protected]                                                                                                        (35) 3237 1154

* clique no título e abra uma matéria sobre essa incrível pousada e a personalidade dos seus amáveis condutores.

_______________________________________________________________

Alimentando ao corpo e a alma ao mesmo tempo.

Restaurante da Sinhá

Vários restaurantes de São Thomé estão instalados em históricos casarões construídos em pedra. Tivemos boas recomendações de alguns. Escolhemos o Restaurante da Sinhá que apresenta um diferencial, para nós, muito importante.

Lucila, a fundadora, primeira cozinheira e sempre condutora da casa não abre mão de estar presente na sua casa todos os dias.

Mineiríssima comida, acostada em tradicional e fumeguento fogão a lenha. Variedade, qualidade e quantidade.

https://pt-br.facebook.com/Restaurante-da-Sinh%C3%A1-627676697331387/

Em minha opinião a comida é ótima, mas o melhor da casa e o papo, a experiência de vida da Lucila.

* clique no título e conheça mais sobre esse ótimo restaurante e sua fabulosa proprietária. 

 

Restaurante da Sinhá                                                                          Rua Capitão Pedro Jose Martins, 31 – Centro                                                                                              São  Thomé das Letras MG                                                                                                                             (35) 3237 1848                                                                                                                                   https://pt-br.facebook.com/Restaurante-da-Sinh%C3%A1-627676697331387/                         

 _______________________________________________________________

Uma maneira de se relacionar com o mundo.

Chamei Regina de Regina. Lucila de Lucila. Não me preocupei com seus sobrenomes nem apliquei alguma formalidade de tratamento.  Ouvi de ambas o mesmo comentário                                                                                                                                     … Quando cheguei aqui em São Thomé, conheci  várias pessoas. Converse e converso com gente muito interessante. Falamos sobre muita coisa. Nunca alguém perguntou meu sobrenome. Nunca ninguém quis saber se eu era formada, se tinha patrimônio. Aqui os valores são outros. Nós nos aproximamos mais pelo astral das pessoas.

Ouvido e aprendido.

_________________________________________

Gente mitos e lendas de São Thomé

Regina sai de São Paulo para através da energia transformado de São Thomé, além de uma ótima pousada se transforma numa ativista ecológica e presenteia o mundo com educação ambiental e mais saúde.

Lucila, talvez até nos provoque nos prazeres da Gula, mas se esmera na difusão da Luz, de melhores conhecimentos e da Fraternidade.   

Ambas trabalham para que nossas vidas sejam mais integradas com o universo.

Se você se permitir irá encontrar muitas outras pessoas interessantes em São Thomé.

Outros personagens

Seu Tatá 

No registro, Oriental Luis Noronha, na vida Seu Tatá, na pratica uma enciclopédia sobre os fenômenos atribuídos aos extra e intra terrestres. Protagonista de vários episódios, guardião de muitos documentos tem assunto para horas ou dias sobre ETs, e UFOs. Reconhecer São Thomé como um dos Chakras do planeta é admitir que essa cidade deve ser ponto preferencial para a entrada e saída desses seres em nossa civilização.

Não consegui conversar pessoalmente com ele. Mas seu nome foi citado muitas vezes. Ele é uma referência na cidade, quero conhecê-lo.

Chico Taquara 

Foi um personagem que talvez já tenha morrido, ou voltado para seu mundo subterrâneo como garantem alguns.  Conta a cultura popular que ele era quase um eremita que vivia pelas grutas e cavernas da região, que aparecia sempre cercado de pássaros e era um grande benzedor. Energizava as pessoas se manifestando numa língua estranha.

_____________________________________________

Rituais imperdíveis

Parque Antonio Rosa é o nome do local mais alto da cidade. Nessa condição temos uma visão de 360° da região. Além de ali existirem formações rochosas interessantes foram construídos alguns mirantes pitorescos. A Casa Pirâmide é o mais emblemático deles. A qualquer hora pessoas sobem no teto dessa construção para curtir o magnetismo da região.

Outra coisa curiosa é a vegetação do local. Creio que as plantas pouco comuns que ali florescem formam uma vegetação típica de locais rochosos e áridos.

 

Por do Sol

O parque recebe grandes grupos principalmente no horário do crepúsculo. Agradecer e se despedir do sol é um ritual concorridíssimo. Não contentes com estar no parque a galera prefere ficar sobre o teto da Piramide.

Minha primeira dama é fissurada em “Por do Sol”. Não interessa onde estamos (principalmente nas estradas), assistir o poente é sempre prioritário.

O por do Sol visto do alto de São Thomé das Letras é muito bonito e como com esse objetivo estão reunidas muitas pessoas a coisa fica emocionante com a salva de palmas.

Construir a sua pirâmide

O chão, claro, é pedregoso, você caminha sobre imensas rochas. E por toda parte você vê pequenas pedras sobrepostas formando pirâmides. Essas não são formações naturais, alguém resolveu amontoar as pedras daquela maneira.

O ritual é esse. Durante a espera do poente você deve construir sua pequena pirâmide com a seguinte atitude mental. Mantenha se concentrado, pense em algum ponto negativo de sua vida. Vá sobrepondo as pedras e mentalize aspectos positivos que poderão neutralizar o fato negativo. Não desmonte sua construção.

Quer saber mais sobre o Barão de Alfenas, sobre o escravo João Antão, sobre Seu Tatá, Chico taquara? Você merece conhecer São Thomé das Letras.

___________________________________________________

O teor da carta trazida pelo escravo João Antão.                                                                 Leis, autoridades, direitos, naquela rústica época tudo era confuso e perigoso. A forma de se resolver alguma disputa não era exatamente transparente. A versão dominante garante que a carta explicava um complô que objetivava assassinar o capitão.  

Condições das estradas da região.                                                                                               A Ligação entre a cidade de Cruzília e São Thomé é feita em estrada de terra. Não se preocupe, o trecho está em ótimas condições. Mesmo com chuva ou à noite não notei nenhum trecho preocupante. Optar por essa estrada gera uma grande economia de tempo e Quilometragem.

Sociedade Brasileira de Eubiose.                                                                                                  Eubiose é viver em perfeita harmonia com as leis universais. É a ciência da vida. É vivenciar um conjunto de conhecimentos, cujo objetivo primordial é congregar, construir e religar integralmente as dimensões do sagrado, profano, divino e humano.                                    Do material que li a respeito gostei dessas frases.

A humanidade é infeliz por ter feito do trabalho um sacrifício e do amor um pecado.

A esperança da colheita reside na semente.

                        http://www.eubiose.org.br/site/br/index.php 

_____________________________________________

Fundação Harmonia.                                                                                            É uma entidade ecumênica. Tem uma atitude de partilha com base no existencialismo. Sua sede é aberta a todos e oferece cursos e vivências que difundem sua filosofia.

                        http://www.fundacaoharmonia.org.br/index/index.php

 

A Lenda de Sumé

A região era habitada por índios Cataguases. Esses contaram aos colonizadores que em tempos muito antigos existiu na região uma figura que instruiu muito seus antepassados, trazendo a esses inclusive a mandioca. Essa figura era descrita de forma muito aproximada a projeção do apóstolo São Thomé, pele branca, barbas e cabelos longos e brancos, bata como vestimenta. 

_______________________________________________________________________

Cidades Históricas de Minas Gerais

Quem visita São Thomé está praticamente no ponto central do melhor circuito das Cidades Históricas Mineiras. Nós os maduros viajamos visando percorrer um roteiro e quase nunca um único destino. Vale portanto conhecer nossas impressões sobre alguns desses imperdíveis lugares a serem conhecidos ou revisitados.

Não se engane. As cidades histórias não são iguais. Quem afirma isso é preguiçoso, muito mal informado, ou não tem sensibilidade.

Cada uma delas conta a seu modo um pouco sobre o período áureo da corrida do ouro brasileira.

Vale a pena inclusive visitas as cidades menores, menos citadas De qualquer forma essas são imperdíveis. Veja a nossa principal interpretação sobre cada uma delas.

Mariana – É a cidade onde a Igreja está mais presente. Digo também que é a mais “classe média” de todas.

Ouro Preto – Vende a ideia de ser o centro político.

São João Del Rei – Era o recanto da Cultura e de residência da aristocracia financeira.

Tiradentes – Poesia pura. Parece que o tempo parou por ali.

Sabará – Fico com a impressão que a cultura, o jeito mineiro de ser se forjou ali.

Congonhas – As obras de Aleijadinho são imperdíveis e testemunham, inclusive politicamente, a época

_____________________________________________________________

  

 

                

    

                           

 

Cako Machini
Cako Machini
Desde 1953 também responsável pelo mundo que vivemos. Publicitário, marqueteiro, empresário. Criativo, amante das artes. Resolvido a viver o Outono de sua Vida junto a natureza, priorizando as palavras e as viagens.

1 Comment

  1. Geraldina Batista disse:

    Um requinte de elegância em meio ao rustico.
    Um descansar se cansando em trilhas as vezes íngremes…
    Um deslumbrar de um paraíso aqui na terra.
    Um voltar no tempo tendo um presente que intiga seu mais aguçado sentido….
    Um rebuscar de energias e emoções ‘a flor da pele.
    Inspiração que vai alem da sua imaginação…
    Com certeza um lugar que encanta os olhos e acalma a alma….
    PARABÉNS pela ótima matéria !!!
    Objetiva sem esconder os encantos de cada detalhe……

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *