Serra Gaúcha – Roteiro completo

Santo Antonio da Patrulha
22 de março de 2020
Viajar, sonhar. Sonhar, viajar.
23 de abril de 2020

Serra Gaúcha – Roteiro completo

Roteiro completo pela Serra Gaúcha

Você está preparando-se para sua próxima viagem, dessa vez com destino ao sul do Brasil. E esta é a sua melhor escolha, quando falamos de um lugar turístico por excelência. A Serra Gaúcha, como um todo, é um dos roteiros mais agradáveis e mais charmosos do Brasil.

Concentra paisagens montanhosas, o charme dos vales – que muito se assemelham aos vales europeus. Na gastronomia robusta, na hospedagem aconchegante, nos parques com lagos e jardins cuidadosamente floridos durante o ano todo.

 

A Serra Gaúcha confirma uma das nossas principais teorias sobre Turismo Racional.
É pouco escolher um destino único. Seja feliz estabeleça um roteiro.

A Serra Gaúcha sempre oferece um roteiro perfeito, tanto para quem vai viajar em família quanto para quem curte empreender uma viagem sozinho ou entre amigos.

Entretanto, vale ressaltar algumas peculiaridades do destino, essenciais para quem está indo lá pela primeira vez.  Confira nesse post algumas dicas:

Vou segredar a vocês. Bem antes de antigamente, a Serra Gaúcha era o local escolhido por alguns marcantes deuses da mitologia Romana para exercício de seus deleites.  Sim mitologia Romana, afinal a região só existe por ter recebido no princípio do século XX grandes levas de imigrantes italianos.   E lunga vita all’Italia!

Clima frio

Sim, a Serra Gaúcha costuma ter um clima frio, sobretudo nos meses de março até setembro, as estações de outono e inverno. Mesmo durante a primavera há dias mais frios, porém bem mais agradáveis. Se você tem vontade de aproveitar as baixas temperaturas, vá em frente e aproveite os pacotes de inverno. Caso contrário, espere a primavera chegar. Seja qual for a estação, Gramado e a Serra Gaúcha como um todo, tem atrações interessantes para conhecer e se divertir muito.

O que levar?

Mesmo que você não sinta tanto frio, o ideal é preparar uma boa mala de roupas de qualidade para inverno. Isso inclui mais do que um casaquinho: abrigo, jaqueta, suéter de lã e blusas de malha de algodão são bem-vindos. Isso sem esquecer dos acessórios essenciais como luvas, gorros, meias de lã e de algodão, calças de veludo, couro e o velho jeans ajudam muito. Cuidado especial vai para os sapatos, que devem ser impermeáveis para você não ficar com os pés molhados e gelados caso esteja chovendo. Aposte também em um bom óculos de sol – a claridade intensa pode não ser muito agradável em olhos mais sensíveis.

Foi Flora, a deusa da natureza, das flores, quem definiu que ali estaria perpetuado um ótimo exemplo da exuberância possível da Mãe Natureza.
Vá conferir em Gramado o encantamento que se tem ao percorrer caminho e mais caminhos ladeados de hortênsias. As propriedades ostentando tantas outras espécies de flores.
Esteja sempre disponível para olhando o horizonte ver o incrível relevo da região.
Nunca alegue preguiça e vá conhecer mirantes, cascatas, vales, tudo sempre muito caprichadíssimo.
Entendemos essa região compreendida por Gramado, Canela, e Nova Petrópolis um feudo da deusa Vênus, o que ali não falta é a beleza, o encanto, o charme.

Atrações de inverno

Gramado e Canela tem inúmeras atividades de inverno, tais como o Parque de lavandas Le Jardin em Gramado, o Castelinho Caracol em Canela; passeio de trem e o Parque Cultural Epopeia Italiana, em Bento Gonçalves.

As comidas típicas são um capítulo à parte. Estão disponíveis em diversos restaurantes e bistrôs temáticos, com o melhor da cozinha italiana, polonesa e alemã, sem contar com os chocolates quentes, chocolates artesanais, fondues, e vinhos produzidos na região.

Para os mais aventureiros, o Snowland oferece um espaço de inverno completo o ano inteiro: são atividades monitoradas como descida de trenó, snowboard, esqui na neve – neve de verdade num parque de neve indoor. Além disso, o espaço também promove espetáculos de patinação artística, dança e teatro sob a temática de inverno.  

Canela RS
Vale muito a pena vocês conhecerem nossa experiência em Canela. Vivenciamos o charme de uma cidade de forma absolutamente inusitada. https://coisasdegentegrande.com.br/canela/

Lugares para caminhar e se exercitar

A Serra Gaúcha é rica em parques naturais. Em Gramado por exemplo você pode encontrar o Lago Negro, um lago artificial rodeado de árvores, hortênsias e azaleias, perfeito para caminhadas matinais, piqueniques e passeios de pedalinho.

Já em Canela, há o Parque e a cascata do Caracol, onde é possível fazer um passeio de trenzinho até a Vila dos Imigrantes, enquanto os guias contam a história da imigração do sul do país.

Também tem o Alpen Park, um passeio muito interessante para quem adora bondinhos aéreos passando em meio da generosa natureza.  Um destaque é o Parque da Ferradura e seus mirantes com vista para o Cânion do Rio Caí, que faz uma curva em forma de ferradura – a trilha perfeita para quem adora ecoturismo.

Em outro ponto da afortunada Serra Gaúcha a presença mais marcante é o deus Baco. Aquele que legou a humanidade o eterno néctar, o vinho. Bento Gonçalves foi o local definido por Baco, o soberano dos prazeres para a produção da sua principal paixão.

Na qualidade de turista apreciador, pelo menos um dia de seu inesquecível passeio deve ser dedicado a percorrer a Rota do Vinho, onde dezenas de vinícolas estão  prazerosamente de portas abertas para conversar sobre vinho, ver parte da produção, visitar os ambientes de descanso, ouvir ótima prosa, sentir uma atmosfera super legal e degustar, degustar e degustar excelentes produtos. 

O território escolhido por Baco para perpetuar a produção do seu líquido preferido, vai mais além da cidade de Bento Gonçalves, hoje conhecida como a capital nacional do Vinho.  Vale dos Vinhedos é a denominação de um território formado pelos municípios de Monte Belo do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi, onde você encontra tudo que precisa ser conhecido e experimentado sobre Vinho.

Baco, era extremamente detalhista e recolheu na cidade de Garibaldi toda sua sapiência sobre um vinho especialíssimo, o espumante. A cidade concentra as maiores e melhores produtoras de espumantes do Brasil. De lá para deleite de tantos, inclusive o meu, saem premiadíssimos produtos que abastecem o mercado interno e externo.

Em Garibaldi, dedique um dia para visitar a Rota do Espumante. Onde muitas vinícolas estão de portas abertas para você conhecer, conversar sobre, ouvir ótima prosa, sentir uma atmosfera super legal e degustar, degustar e degustar excelentes produtos.     

Viva o Vinho!

Já em Bento Gonçalves, a capital nacional do vinho, o enoturismo é a principal atividade econômica: são inúmeras vinícolas e viticulturas abertas à visitação pública e a degustação, sempre com hora marcada. Bento Gonçalves oferece ainda 5 roteiros turísticos pelo interior do município: Caminhos de Pedra, Vale dos Vinhedos, Cantinas Históricas, Vale do Rio das Antas e Encantos de Eulália.

 

Espumantes e tradição imigrante

Garibaldi é conhecida como a capital brasileira do espumante. A Rota dos Espumantes é um roteiro que abrange 20 vinícolas que dão ao visitante a oportunidade de conhecer pequenas e grandes vinícolas, o processo de elaboração da bebida e os mais deliciosos espumantes brasileiros. Abertas à visitação, os visitantes podem conhecer a história, o processo de engarrafamento, degustar e adquirir os produtos.

 A cidade tem em sua área central, alguns casarões históricos que resistiram ao tempo. Rico em tradições, há cantinas e restaurantes que servem a mais deliciosa culinária italiana. Eventos como a Fenachamp acontecem de dois em dois anos e constituem uma das grandes atrações da cidade com exposições, feiras, shows, e degustação dos produtos. 

Sem entrar no mérito da intimidade existente no Pantheon entre os deuses romanos, aqui na Serra Gaúcha, tanto no reduto de Vênus, onde a beleza impera, como na área comandada por Baco onde a cultuação do Vinho é absoluta, outra deusa tinha livre atuação. Ceres, a deusa da agricultura, e que por decorrência era homenageada com o preparo das melhores iguarias deixou marcas fantásticas na região.

Estando na região de Gramado, é imperdoável não se fartar com os inesquecíveis cafés coloniais, com os chocolates e com os fondues.

Meninas, por favor, sigam a instrução encontrada num restaurante da região.
                        Exagere com moderação.

Nos domínios de Baco existe um pecado gastronômico encontrado em todo canto, é a Sequência (que pode ser traduzida por Menu Degustação, ou Rodízio).  Você senta num restaurante concorda com a sugestão do garçom é seu paladar vai sendo desafiado por horas com constantes ofertas de galetos e massas. Naquele embalo de experimentar só um pouquinho de cada coisa, você termina a refeição (melhor seria dizer Orgia Gastronômica) e levante bem mais roliço do que entrou.
Francamente, a Serra Gaúcha não é exatamente o lugar para ficar fazendo tipo e reclamando que você precisa perder dois quilinhos. Aliás, aqui pra nós Maduras e Maduros: Meninas, essas graminhas extras que tanto aborrecem vocês, nunca perturbou homem nenhum. Entenderam? E se mesmo assim vocês se sentirem incomodadas, sejam criativas e procurem outras compensações.

E para terminar essa orgia gastronômica, não deixam de curtir a deliciosa Charcutaria produzida na região. Soa estranho mas esse é o nome do conjunto de técnicas para a produção de defumados e embutidos. Aposto que agora você sorriu! Então imagine o prazer do casal, depois de ter andado muito, visto tanta novidade, experimentado incríveis iguarias, ficar aconchegado na pousada, trocar aquela conversa gostosa degustar o espumante escolhido e ter a sua frente uma tábua com salame colonial, calabrês, salsichão, copa… 

Serra Gaúcha, vocês trarão muitas e ótimas lembranças desse lugar.

O Hurb valoriza o que é importante: Você, Conheça nossos pacotes e viva mais histórias

 

 

Cako Machini
Cako Machini
Desde 1953 também responsável pelo mundo que vivemos. Publicitário, marqueteiro, empresário. Criativo, amante das artes. Resolvido a viver o Outono de sua Vida junto a natureza, priorizando as palavras e as viagens.

6 Comments

  1. […] com nossas experiências em Canela, leia a nossa matéria onde muitos de outros encantos da Serra Gaúcha são mostrados. Divida conosco essa […]

  2. […] Ótima gastronomia, Muito charme, História e pessoas super simpáticas, pense em percorrer a Serra Gaúcha. Ninguém vai se […]

  3. […] Ótima gastronomia, Muito charme, História e pessoas super simpáticas, pense em percorrer a Serra Gaúcha. Ninguém vai se […]

  4. Morretes disse:

    […] Ótima gastronomia, Muito charme, História e pessoas super simpáticas, pense em percorrer a Serra Gaúcha. Ninguém vai se […]

  5. Navtej Singh disse:

    Hi I like this blog very much
    Thanks for sharing such helpful information

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *